Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Eleuses Paiva cobra urgência na entrega de remédio contra gripe suína

Parlamentares da bancada do Democratas na Câmara dos Deputados cobraram do governo federal medidas efetivas no combate à gripe suína (Influenza A). 

Para o deputado Eleuses Paiva (SP), que é médico, é primordial que nesse momento haja a disponibilidade do medicamento Tamiflu na rede pública de saúde. Segundo Eleuses Paiva é muito importante que o antirretroviral seja prescrito pelos médicos aos primeiros sinais da gripe. 

"Estudos realizados nos Estados Unidos mostram que os pacientes que contraíram o vírus H1N1 e que tomam o medicamento logo nas primeiras 48 horas respondem melhor ao tratamento. Os mesmos estudos indicam que seis gestantes que morreram em conseqüência da gripe usaram o antirretroviral, mas somente depois de seis dias da doença diagnosticada. Portanto é muito importante que o medicamento seja colocado o mais rápido possível à disposição dos pacientes", afirmou Eleuses Paiva. 

O líder da bancada, deputado Ronaldo Caiado (GO), afirmou ser "emergencial que o governo e o Congresso Nacional respaldem o Instituto Butantã para fabricação da vacina contra a gripe."Precisamos pensar na estratégia de combate à doença. O governo precisa promover grandes congressos para informar dados corretos da doença ao Interior do País. Precisamos dar maior praticidade ao tratamento do vírus H1N1 e isso significa liberação efetiva de recursos", afirmou Caiado. Segundo o deputado dos R$ 102 milhões de recursos anunciados pelo governo federal para combater a gripe suína somente R$ 11 milhões foram pagos.

A reunião para debater as medidas de combate à gripe Influenza A no Brasil ocorreu nesta terça-feira (11) no plenário da Câmara com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão; do presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Juvencio Furtado, do infectologista e professor da Universidade de São Paulo, David Uip; do presidente da Fundação Butantã, Isaias Raw; da vice-presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Claude Firnez entre outras autoridades em Saúde do País, além de parlamentares.

O seminário discutiu propostas de ações que a Câmara pode tomar para adicionar forças ao combate à gripe que já ganhou caráter de pandemia. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) determinou que as políticas contra a gripe Influenza A sejam discutidas em conjunto pelas Comissões de Seguridade Social, Ciência e Tecnologia e, Orçamento. 

Durante o debate, as autoridades traçaram panorama da doença no Brasil e no Mundo. De acordo com informações do infectologista David Uip 90% dos pacientes com gripe no estado de São Paulo estão infectados com o vírus H1N1. 

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Juvêncio Furtado, destacou a importância do papel dos médicos na pandemia e também a do SUS (Sistema Único de Saúde). "É em horas como esta que o sistema de saúde precisa funcionar e o SUS vai dar a assistência necessária à população. Por isso aproveito a presença nesta Casa para pedir o fortalecimento do SUS", ressaltou Furtado.

No hay comentarios: