Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Maciel diz que reforma política precisa garantir governabilidade

O senador Marco Maciel (DEM-PE) defendeu a necessidade de o país promover a realização de uma reforma política que melhore o nível de governabilidade do Brasil. A seu ver, somente uma reforma política profunda teria a capacidade de reabilitar as instituições para que elas possam responder às demandas da sociedade.

Segundo o senador, quando a sociedade não se sente representada, é que surgem as crises, que sucedem sem que, muitas vezes, se compreendam suas causas. Ele afirmou acreditar na necessidade de que sejam estabelecidos mecanismos que ampliem a participação política da sociedade.

A democracia pressupõe representação e, por que não dizer, também participação. O fato é que, cada vez mais, fica evidente que, se a democracia representativa é importante, e de fato o é, não podemos deixar de pensar em formas participativas de governar nem de discuti-las argumentou Marco Maciel.

O senador ressaltou que os principais autores que se dedicaram ao estudo dos problemas da representação democrática destacaram que as democracias serão tão mais "democráticas" quanto mais intensa for a participação política.

Na avaliação de Maciel, a maior participação nas decisões governamentais daria mais legitimidade ao ato de governar. De outra parte, contribuiria para que a sociedade se sentisse segura de que o governo estaria viabilizando suas grandes demandas.

O que precisamos é avançar na utilização de novos instrumentos que conciliem representação com participação. Espero que, com as reformas políticas, possamos avançar e dar um novo travejamento à estrutura institucional do país. Darmos novos rumos, portanto, à prática do governo e, sobretudo, à realização dos objetivos que são desejados pela sociedade brasileira disse Marco Maciel.

No hay comentarios: