Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

As instituições devem ser respeitadas

Prezada amiga,

Prezado amigo,

Quando leio as declarações irresponsáveis e desrespeitosas que o presidente Lula da Silva dirige às instituições do país, sem levar em conta os prejuízos que pode estar causando ao regime democrático, confesso que fico mais desanimado ainda com este governo.

Nessa semana, por exemplo, não satisfeito depois de ter agredido os senadores da República, o presidente afrontou as leis em vigor e desafiou os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao afirmar, em cima de um palanque pago com recursos públicos em Palmeira dos Índios, interior de Alagoas, que vai ajudar a eleger sua "sucessora". Ao ser flagrado no crime eleitoral, ele emendou "ou sucessor" para  tentar disfarçar o ilícito. Em seguida, prosseguiu na descarada campanha eleitoral antecipada e ilegal.

É cansativo repetir, mas chego a pensar que este governo tem uma estratégia destinada a transformar os problemas que enfrentamos na vida política em crise institucional. Sem apreço pela democracia, que tantos sacrifícios custou e ainda custa ao povo brasileiro, o presidente Lula da Silva não respeita sequer o dissenso necessário à convivência democrática.

A arrogância e o autoritarismo do Chefe do Executivo são muito preocupantes. Temos motivos de sobra para temer que ele acabe se igualando ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

As instituições do país são os pilares da Democracia e do Estado de Direito.  O presidente Lula da Silva só está no comando do país porque existiu e existe consenso da nossa sociedade em torno do respeito às instituições. Ele devia pensar nisso antes de fazer as declarações irresponsáveis que faz.

Se uma determinada instituição está a em crise, como é o caso do Senado Federal, temos de lutar para reformá-la e erguê-la novamente. Este é o nosso dever e nossa responsabilidade como homens públicos.

A realidade mostra que o Democratas não perde o foco Enquanto o presidente Lula, de forma lamentável, parece empenhado em desmoralizar e tentar destruir o Democratas e as instituições, aqui no  Democratas temos um orgulho danado de lutar para o fortalecimento das instituições e da Democracia. 

É isso, um forte abraço,

R. Maia

 

No hay comentarios: