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Gilberto Goellner defende uso de óleos vegetais como combustível

“Autorizar o uso do óleo de origem vegetal in natura como combustível de veículos utilizados na produção agrícola, bem como no transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário”. Esta é a proposta do senador Gilberto Goellner (MT), que foi apresentada, na tarde desta segunda-feira (4), ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e ao secretário executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiov), Sr. Fábio Trigueirinho.

Além de mostrar os benefícios dessa nova matriz energética na agricultura - como redução nos custos de produção agrícola, dinamismo nas atividades agropecuárias e diminuição da dependência energética em relação aos combustíveis de origem fóssil, o senador Gilberto vem trabalhando, também, para divulgar as vantagens que a utilização dos óleos vegetais como combustível podem trazer ao transporte público rodoviário se utilizados nesse setor.

Uso do óleo vegetal nas frotas de ônibus

A Universidade de São Paulo (USP) concluiu, por um levantamento que fez em agosto de 2007, que os veículos movidos a diesel – o mesmo utilizado nos ônibus – são responsáveis por 45% da emissão de partículas finas, muito danosas à saúde, devido aos altos índices de enxofre contidos nesse tipo de combustível, que, no caso brasileiro, é de até 50 vezes maior do que o comercializado na Europa e nos Estados Unidos.

Diante desse problema, Goellner sugere que o uso de combustíveis isentos de enxofre na frota de ônibus de transporte coletivo seria uma maneira viável para reverter esse quadro. A idéia, aliás, é propor que 12 capitais brasileiras realizem testes com o uso do óleo vegetal como combustível nas frotas de ônibus, com o objetivo de tornar essa nova tecnologia viável para o transporte público de ônibus na Copa do Mundo de Futebol de 2014. Em Goiânia, por exemplo, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e o Ibama já autorizaram testes dessa natureza para atestar a viabilidade do Projeto.

Meio Ambiente

Para o meio ambiente, a adoção de combustíveis oriundos dessa matriz energética também traz muitos benefícios, pois se trata de um combustível renovável, limpo e sustentável. E mais: os óleos vegetais não contaminam o solo e nem as águas, e o combustível produzido é isento de enxofre e CO2, por isso, inofensivos para o homem, para os animais e para o meio ambiente.

Os óleos vegetais também apresentam redução em relação ao perigo de combustão – ponto de inflamação acima de 200 ºC, e ainda reduzem as chuvas ácidas devido à ausência de enxofre. 

Vantagens econômicas

Além das vantagens socioambientais, os óleos vegetais também proporcionam muitos benefícios econômicos, pois o processo de produção dos combustíveis a partir de plantas vegetais - tais como a soja, o pinhão manso, a mamona, é muito mais simples e barato, pois basta prensar as semente para obtê-lo.

Adaptar motores a diesel para óleos vegetais é também mais fácil e mais barato do que adaptá-los de gasolina para álcool. Para tal, é necessário apenas um sistema de preaquecimento do combustível para que a bomba injetora seja capaz de fazer a pulverização do óleo vegetal na câmara de combustão, como demonstram os mais de 30.000 veículos que rodam a óleo de canola, na Alemanha.

Outro dado importante apresentado pelo senador é de que o Brasil ainda não é autosuficiente na produção de óleo diesel. As importações do produto chegam a 5 bilhões de litros por ano, cerca de 11% da demanda interna do País, onerando a balança comercial brasileira.

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