Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Crise na criação e exportação de suínos é tema de audiência

Comissão de Agricultura deve discutir, também, as consequências negativas da gripe suína sobre as vendas, ainda que não haja contágio pelo consumo de carne de porco

A situação da suinocultura no Brasil será debatida hoje na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

A audiência pública foi requisitada por Raimundo Colombo (DEM-SC). Embora não esteja previsto, a reunião deverá também abordar os problemas que a gripe suína rebatizada de Influenza A, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pode trazer ao setor.

Foram convidados o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, Pedro Camargo Neto; o presidente da Cooperativa Central Oeste Catarinense, Mário Lanznaster; e o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, Enori Barbieri. A CRA é presidida pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS).

Ao justificar o pedido de audiência, Colombo argumenta que as exportações de produtos suínos e derivados que correspondem a cerca de 20% da produção "despencaram em novembro e dezembro". As exportações, continuou o senador, sentiram muito o agravamento da crise econômica internacional no mercado da Rússia, país de grande concentração das exportações da suinocultura.

Além disso, segundo Colombo, o Brasil enfrenta forte competição no setor dos produtos norte-americanos.

 

Gripe
Diante das notícias acerca da epidemia de gripe suína, como têm frisado os representantes dos estados da região Sul, produtores temem pelas consequências negativas sobre as vendas, ainda que os especialistas da OMS esclareçam que não há possibilidade de contágio pelo consumo da carne de porco, mas apenas pela via respiratória. A doença foi inicialmente chamada de gripe suína porque surgiu em porcos, a partir da combinação de diferentes vírus de gripe.

No hay comentarios: