Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Deu no Jornal Nacional - a ação dos jovens de Pernambuco

É a Juventude Democratas cumprindo o papel de lutar pelos direitos dos estudantes. Em Pernambuco, o Democratas briga na Justiça para que Enem só seja aplicado como seleção em Universidades a partir de 2010 e ingressa na Justiça Federal com pedido de liminar para que as regras do novo estibular pelo ENEM somente sejam aplicadas pela Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Rural de Pernambuco a partir do vestibular de 2011. 

A Juventude Democratas de Pernambuco montou até um blog para acompanhar de perto a questão.

“A lógica da adoção do ENEM como seleção para valorizar o ensino é correta, mas alterar as regras no meio do ano letivo prejudica os alunos, os professores e as instituições de ensino, que já vinham se preparando para o vestibular tradicional”, justificou o presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho.

Segundo Mendonça, a Juventude Democratas levou a discussão para o partido, que ouviu educadores, vestibulandos e o jurídico. “Dessas discussões resultou a decisão de recorrer a Justiça para fazer valer o direito coletivo dos estudantes, que são os principais prejudicados”, afirmou Mendonça, ressaltando que as regras foram mudadas sem respeitar o direito do aluno, que a cinco meses do Exame sequer sabe os conteúdos nas provas. 

Na ação, o Democratas argumenta que mudar a regra de acesso à universidade adotando o Enem como critério de seleção, a poucos meses da realização do novo vestibular, burla o direito da dignidade dos estudantes, e, principalmente, da igualdade de condições do acesso ao nível superior, prevista na Constituição Federal.

A presidente do Democratas no Recife, a vereadora Priscila Krause, alertou para os prejuízos ao longo do ano letivo. “O que vemos são as escolas num malabarismo grande mexendo no calendário para tentar repassar aos alunos todo o conteúdo programático de cada matéria em um espaço de tempo tão curto”, afirmou, ressaltando que essa improvisação vai prejudicar os alunos e os professores e não atende a proposta de valorização do ensino pregada pelo ENEM.

O presidente nacional da Juventude comemorou a repercussão que o assunto teve na imprensa nacional. "A galera de Pernambuco sempre sai na frente quando a questão é defender os direitos dos estudantes. Esta iniciativa retrata bem o que queremos para o movimento estudantil: que ele seja ligado à realidade da vida do estudante. É por isso que os Democratas brigam por mudanças de verdade na Reforma Universitária e pela qualidade do Ensino. Este papel, há algumas décadas, era ocupado pela UNE. Hoje é a Juventude Democratas quem assume o papel de falar a linguagem do jovem ao lutar por questões práticas e também pelo fim da demagogia do governo federal, que ainda não fez nada pela Educação".

Se a Justiça acatar o pedido, a liminar beneficiará todos os alunos que se inscreverem para os vestibulares da UFPE e UFRPE, graças ao caráter coletivo da ação. No novo blog, os estudantes podem assinar uma Moção de Apoio ao mandado de segurança impetrado pelo Democratas e participar da enquete sobre o novo vestibular.

No hay comentarios: