Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Na Itália, Juventude reforça posição anti-terror

O presidente da Juventude Democratas, deputado Efraim Filho, está na Itália em viagem oficial do partido e se encontrou com o italiano Stefano Stefani, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados da Itália. 

Os parlamentares italianos apreciaram a postura adotada pelos Democratas no caso do terrorista Cesare Battisti. Stefano Stefani agradeceu, em nome de seu governo [ele é da base aliada do governo Berlusconi] a moção que os Democratas enviaram ao presidente Lula, contra o refúgio político. E disse que essa atitude foi muito importante para que as relações Brasil-Itália não sejam abaladas.

Ainda de acordo com Stefano, os italianos confiam "na justiça brasileira e esperam ver o caso julgado como aconteceu na Itália, França e Comunidade Européia, ou seja, tendo em vista que os crimes de Battisti não têm nada de político, são crimes comuns, julgados pela justiça comum".

A Juventude Democratas se posicionou contra o asilo político oferecido pelo ministro da Justiça Tarso Genro, que contraria orientação do próprio Itamaraty e atropela o Supremo Tribunal Federal, que ainda não julgou o caso.

O deputado Efraim Filho esteve com o especialista em Direito Constitucional italiano, professor Beniamo Caravita, que assegurou que a Justiça daquele país cumpriu rigorosamente todos os trâmites legais no processo de Battisti. De acordo com o professor, os juristas italianos aguardam a extradição via STF, até para que sejam mantidas as boas relações centenárias entre Brasil e Itália, que possuem acordo de extradição. 

O deputado federal Paulo Bornhausen, que também está na Itália, lembrou que a posição do governo brasileiro "não é unanimidade entre os brasileiros e nem no Congresso Nacional".

Os deputados brasileiros também trataram de assuntos de comércio externo ligados ao setor de frigoríficos de carne suína e de frango.

No hay comentarios: