Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Mendonça Prado repudia concessão de refúgio político a Cesare Battisti

O deputado federal Mendonça Prado (Democratas – SE) apoiou, no plenário da Câmara, a moção apresentada pelo Partido e sua Comissão Executiva Nacional, requerendo ao governo brasileiro a imediata revisão da decisão exarada pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, que concedeu status de refugiado político ao criminoso italiano Cesare Battisti."O beneficiário da mencionada decisão é nada mais nada menos do que um ex-militante comunista condenado a prisão perpétua pelo assassinato de quatro inocentes na década de 70. Nenhum dos delitos pelos quais fora condenado expressam situações que caracterizariam um crime político e fundamentariam a referida concessão protetiva", afirmou.

O Comitê Nacional dos Refugiados (CONARE) também entendeu que a situação, pela não concessão do status de refugiado político, nada razoável. Mendonça lembrou que não é possível considerar que um crime contra a vida seja caracterizado como crime político. "O bem tutelado neste caso é a integridade física de um ser humano, totalmente diferente do tutelado pela vedação política. Esse rapaz é um assassino", disse. Infelizmente, a repercussão da referida decisão trouxe um mal estar diplomático entre o governo brasileiro e o governo italiano.

A situação refletiu efeitos trágicos também no parlamento europeu que considerou a concessão de refugiado a Battisti "uma mostra de desconfiança" do Brasil em relação à União Européia."Essa Casa não pode admitir o presente enfrentamento democrático com a Itália, pois há riscos reais de prejuízo econômico, já que é possível que esses países suspendam a importação de produtos brasileiros. Tal situação agravaria cada vez mais a crise mundial e traria efeitos claros e diretos ao desenvolvimento nacional. O governo ainda pode rever sua decisão e reverter tamanhos prejuízos", enfatizou o parlamentar sergipano.

 

No hay comentarios: