Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Yeda Crusius participa do Natal Luz em Gramado

O "Natal Luz", realizado na cidade serrana de Gramado, no Rio Grande do Sul, agora é Patrimônio Histórico e Cultural do estado. A governadora tucana Yeda Crusius, sancionou projeto de lei reconhecendo oficialmente a importância do Natal Luz para a comunidade gaúcha e turistas do Brasil e exterior.

A publicação do ato no Diário Oficial coincidiu com a abertura da 23ª edição do evento, em novembro. Neste final de semana, a governadora visita os principais atrativos do Natal Luz. O evento natalino se estende até janeiro e atrai cerca de 700 mil visitantes, movimentando a economia da região serrana.

Na justificativa da sanção, a governadora tucana afirma que o "Natal Luz resgata o espírito natalino, unindo a comunidade gaúcha e os visitantes, transformando a cidade de Gramado em palco de um grande espetáculo de luzes, shows, decoração, gastronomia e emoção". 

Gramado tem se consolidado cada vez mais como destino para grandes eventos, congressos e festivais, explica o secretário de Turismo José Heitor Gularte. Para 2009, a cidade já confirmou 10 grandes eventos nacionais e internacionais, todos cadastrados no Convention Bureau.

 
PROGRAMAÇÃO

Na programação do Natal Luz o grande destaque são os espetáculos "A Fantástica Fábrica de Natal" e o "Nativitaten". O primeiro inova com cenário móvel, carros alegóricos com novas tecnologias e patinação no gelo. O segundo- Nativitaten, é um grande show musical com jogo de luzes e fogos de artifício, realizado no Lago Joaquina Rita Bier.

Segundo o presidente do Comitê Organizador do Natal Luz, Luciano Peccin, cerca de 35% dos visitantes assistem ao espetáculo musical quatro vezes. Por esta razão, o Comitê decidiu criar um tour pelos bastidores do evento, com ônibus e guia turístico.

Outra grande atração do calendário de fim de ano de Gramado é o Desfile de Natal na Avenida das Hortênsias, com apresentação de danças do Natal Gaúcho, na Rua Coberta, e o musical Arca de Noel, para o público infantil, encenado diariamente às 17h no Palácio dos Festivais.

E, para os apreciadores de chocolate- outra tradição da cidade serrana, este ano foi inaugurado o espaço temático Reino do Chocolate. O turismo é o carro chefe da economia do município de pouco de 31 mil habitantes.

Para neutralizar a emissão de gás carbônico gerado pelo Natal Luz, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae) e a rede hoteleira da região serrana vão distribuir mudas de árvores nativas durante todo o evento.


ECONOMIA

Cerca de 90% da receita de Gramado é proveniente da atividade turística. O município registra mais de 100 indústrias no setor de móveis, 19 fábricas de chocolates, dezenas de malharias e uma centena de empresas da construção civil.

A agroindústria também tem destaque na economia local, empregando famílias inteiras, principalmente de imigrantes italianos e alemães. O município tem também 70 empresas artesanais ou semi-artesanais que produzem mel, geléia, vinho, queijo, graspa, pão caseiro e a tradicional cuca.

No hay comentarios: