Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Tucanos prestigiam Jackson Lago e João Castelo no MA

Com a presença de lideranças nacionais do partido, a direção estadual da legenda no Maranhão, em parceria com o Instituto Teotônio Vilela, promoveu nesta segunda o seminário "O PSDB e as cidades maranhenses", em São Luís. No início da noite, os tucanos acompanharam a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos neste ano, que representarão os Poderes Executivo e Legislativo na capital maranhense nos próximos quatro anos. Durante a visita, os líderes expressaram apoio ao governador Jackson Lago (PDT) e a João Castelo, que assumirá a prefeitura em janeiro. 


AGRESSÕES À VONTADE DO POVO

Além dos prefeitos e vereadores eleitos pelo partido no Maranhão e das bancadas de deputados estaduais e federais, estivam presentes ao evento os senadoresSérgio Guerra (PE), presidente nacional do partido; Arthur Virgílio (AM), líder do partido na Casa; e Cícero Lucena (PB); além do presidente nacional do Instituto Teotônio Vilela, deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES).

O seminário é preparatório para o evento nacional que o partido realizará em Brasília com os prefeitos e vereadores eleitos no início de 2009. Segundo o deputado e presidente do PSDB-MA, Roberto Rocha, além de ser um momento de integração e discussão de temáticas importantes para os futuros prefeitos e vereadores do partido, o evento serviu também para manifestar solidariedade ao prefeito eleito e ao governador. "O seminário cumpriu dois objetivos fundamentais: reunir os nossos candidatos a prefeitos e vereadores para discutir as suas cidades e, principalmente, manifestar total apoio ao companheiro João Castelo e ao governador Jackson Lago", reiterou Rocha. 

Para Guerra, o seminário realizado pelo partido no Maranhão demonstra que os tucanos estão preparados para representar uma alternativa de poder no estado. "Parabenizo, por meio da pessoa do deputado Roberto Rocha, os tucanos maranhenses pela realização deste grandioso evento. Este seminário é prova inconteste de que o PSDB estadual está preparado para ser uma alternativa concreta de poder no Maranhão", afirmou.

Por sua vez, Virgílio fez um contundente discurso de apoio aos tucanos maranhenses e afirmou que o partido está atento às agressões à vontade do povo que ocorrem no Maranhão e na Paraíba - numa referência aos processos que pedem a cassação dos governadores Jackson Lago e Cássio Cunha Lima, respectivamente.

O seminário contou ainda com as palestras "O Marketing das Cidades como Ferramenta de Gestão", proferida pelo professor Luiz Fernando Leitão, e "Gestão da Imagem", ministrada pelo professor Alberto Carlos de Almeida. Ao final, o seminário transformou-se num ato político contra a cassação do governador Jackson Lago.


NÚMEROS POSITIVOS

À noite, o Tribunal Regional Eleitoral realizou a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos nas eleições de 2008. João Castelo foi diplomado prefeito, e Helena Duailibe, vice-prefeita. Além deles, 21 vereadores e 24 suplentes receberam seus certificados.

No último dia 26 de outubro, o ex-governador João Castelo foi eleito com 271 mil votos (56%), derrotando o o deputado federal Flavio Dino (PcdoB). Castelo é um político experiente, muito conhecido do povo de São Luís. Governador do Maranhão entre 1979 e 1982, foi responsável por importantes obras no estado como a construção do Estádio Castelão, do Hospital do Ipem e da Universidade Estadual do Maranhão, entre outras. O tucano implantou também o Italuís, possibilitando que muitos moradores da cidade tivessem acesso à água tratada. O novo prefeito também foi deputado federal por quatro mandatos, de 1971 a 1975, de 1975 a 1979, de 1999 a 2003 e de 2003 a 2007. De 1983 a 1991, exerceu mandato como senador. 

O Maranhão foi o estado onde o número de prefeituras do PSDB mais cresceu em termos absolutos: 25 municípios maranhenses - entre os quais a capital e Imperatriz, segunda maior cidade do estado - serão administrados por tucanos. Em 2005, eram apenas nove. O eleitorado governado pelo partido no estado chega a 1,1 milhão de pessoas, o equivalente a 28% do total.

No hay comentarios: