Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Democratas vão presidir Câmara Legislativa do DF

Os Democratas conquistaram o controle sobre os três principais cargos na estrutura de poder do Distrito Federal. O deputado distrital Leonardo Prudente (Democratas) foi eleito ontem presidente da Câmara Legislativa, com o apoio do governador José Roberto Arruda e do vice-governador Paulo Octávio, do mesmo partido. Ele vai comandar a Casa nos próximos dois anos, eleito por unanimidade entre os 24 parlamentares, depois de meses de costura política e muito embate na base governista. A posse ocorrerá em 1º de janeiro.

Prudente foi escolhido num acordo que contou com a participação da bancada petista. O vice-presidente eleito é o atual líder do PT na Câmara, Cabo Patrício. O petista obteve 23 votos. A única abstenção foi da deputada Eliana Pedrosa (Democratas), que, assim como os demais parlamentares com cargos no governo, retornou ontem à Câmara para participar da votação da Mesa Diretora e do projeto de lei orçamentária para 2009. A distrital preferiu não votar em Patrício em represália à posição dos deputados do PT contrários à eleição de Júnior Brunelli (Democratas) para a Corregedoria da Câmara. Para se contraporem à eleição do democrata no cargo responsável pela disciplina interna, os deputados petistas lançaram a candidatura do deputado Chico Leite (PT) ao posto.

Brunelli acabou eleito com 19 votos. Foi o único ponto que despertou certa controvérsia. Os demais integrantes da Mesa Diretora foram escolhidos por unanimidade. Wilson Lima (PR) continua na Primeira Secretaria, tendo como suplente a deputada Eurides Brito (PMDB). Raimundo Ribeiro (PSL), que estava até sexta-feira passada no páreo pela Presidência da Câmara, ficou com a Segunda Secretaria, responsável pelos contratos e compras da Casa. Ele terá como suplente o deputado Rogério Ulysses (PSB). O tucano Milton Barbosa assumirá a Terceira Secretaria, tendo como substituta a deputada Jaqueline Roriz, também do PSDB.

O administrador regional de Taguatinga, Benedito Domingos (PP), participou ontem da sessão e foi eleito ouvidor da Câmara Legislativa. Pelos planos de Prudente, o cargo será reforçado nos próximos dois anos, já que há intenção de medir a popularidade dos projetos em tramitação por meio de pesquisas de telemarketing. É possível que essa atribuição fique a cargo do ouvidor. Mas Benedito ainda não sabe se permanecerá na Câmara ou se retornará ao gabinete no Executivo. Se isso ocorrer, o suplente de Benedito, Berinaldo Pontes (PP), herdará a função na estrutura da Casa. "Temos um bom entendimento e ele tem representado bem o partido", analisa Benedito.

Ao comentar ontem as negociações que o levaram à vitória, Prudente disse que o governador se afastou do processo, tratou a questão com isenção e se limitou a consultar os deputados da base governista para conhecer as pretensões de cada um. Arruda, no entanto, negociou com a bancada do PT o apoio ao candidato da base em troca da permanência de um petista na Vice-Presidência da Câmara. E a composição da Mesa só foi fechada depois de uma reunião na noite de domingo, com a presença de Arruda, na casa de Leonardo Prudente.

 

No hay comentarios: