Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

PSDB forma bloco político com DEM e PPS para 2010

Partidos de oposição vão liderar movimento para vencer eleições e elaborar projeto para o país

 

Os presidentes dos principais partidos de oposição - PSDB, DEM e PPS - anunciaram nesta quarta-feira no Congresso a formação de um bloco político destinado a vencer as eleições de 2010 e governar o país. "A partir de agora, trataremos de ações conjuntas para ampliar essa aliança nos estados, nos municípios e na sociedade em geral", disse o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). 

 

ENCONTRO EM FEVEREIRO


Segundo o tucano, a idéia é também "dar mais conteúdo" ao projeto de uma oposição responsável, reunindo e harmonizando propostas do DEM, PPS e outras forças políticas, como as ligadas à juventude, que serão convidadas a participar. A coligação que vai concorrer à Presidência da República, acrescenta Guerra, está agora "mais que provável". De acordo com o senador, eventuais divergências regionais serão solucionadas.

O presidente do PSDB informou que uma das primeiras conseqüências da formalização dessa parceria será a realização de um encontro nacional de prefeitos e vereadores eleitos pelas legendas na primeira quinzena de fevereiro, juntamente com os seus senadores e deputados estaduais e federais. Brasília deverá sediar a reunião, que também ajudará a referendar e organizar a construção da candidatura alternativa à apresentada pelo Palácio do Planalto. 

Na sexta-feira, representantes do bloco vão convidar formalmente em São Paulo o presidente do PV, que ainda faz parte da base de sustentação do governo no Congresso, a se somar à aliança. "A Executiva Nacional decidiu ontem propor a formação de um bloco que deverá ir além dos partidos de oposição, incluindo líderes empresariais e trabalhistas para, desde já, criar um projeto para o país", explicou o presidente do PPS, Roberto Freire.

Os líderes dos partidos apostam no bom diálogo estabelecido com o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que disputou a eleição para a Prefeitura do Rio sem o apoio do governo federal e coligado com o PSDB e o DEM. Igual aproximação houve com a prefeita eleita de Natal, Micarla de Souza, também do PV e apoiada pela oposição. 

A proposta de criar uma ampla base de sustentação ao candidato único a presidente da República será adotada de Norte a Sul do país, agregando diferentes forças sociais, conforme acrescentou o deputado Rodrigo Maia, presidente do DEM. "A unidade vai gerar, com tranqüilidade, as soluções para as divergências localizadas. Esse é o desejo de todos da base. Não tenho dúvida que vamos conseguir chegar a um consenso até a data-limite", afirmou. 

 

ABERTURA AO PMDB


PSDB, DEM e PPS também esperam incluir o PMDB na aliança. "Temos aliados peemedebistas em todo o país e acreditamos que o destino é de o partido ficar do lado das forças democráticas", disse Freire. Ele ressalta que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem demonstrado postura casuística e ações desrespeitosas com as instituições democráticas, de olho na sua continuidade no poder. "Já temos um bom entrosamento com o DEM e vamos aprofundar com o PSS para chegar a 2010 com toda a força que a coligação precisará ter", comentou Sérgio Guerra.

No hay comentarios: