Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Governador da Paraíba mostra resultados da gestão

A Executiva Nacional do PSDB se reuniu nesta quarta-feira na Liderança do partido no Senado para ouvir os argumentos de apoio ao governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima. O tucano está em Brasília para divulgar os êxitos da sua administração e recorrer da cassação do seu mandato. O senador paraibano Cícero Lucena foi quem apresentou aos integrantes da Executiva pontos prioritários a favor da administração de Cunha Lima.

 
INDICADORES POSITIVOS


Durante a explanação, Lucena mostrou os resultados positivos obtidos pelo Estado durante a gestão de Cunha Lima. A Paraíba foi o estado brasileiro que registrou maior crescimento no índice de desenvolvimento humano (IDH) durante o primeiro mandato do tucano. O IDH subiu de 0,583 em 1991 para 0,718 em 2005. O índice avalia avanços nas áreas de educação, renda e longevidade, entre outros, e foi divulgado em setembro na pesquisa "Emprego, Desenvolvimento Humano e Trabalho Decente: A experiência Brasileira Recente", realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) da ONU.

O senador Lucena salientou também que o governador Cássio Cunha Lima inovou ao fazer da Paraíba o primeiro estado brasileiro a ter uma lei antinepotismo. Também é mérito do governador ter autorizado a implantação do Plano de Cargos e Carreira do Estado, disciplinando o trabalho dos servidores públicos, além de autorizar a realização de concurso público para o cargo de Delegado de Polícia, entre outras iniciativas.

Cássio Cunha Lima foi eleito governador da Paraíba em 2002 e reeleito em 2006. Aos 45 anos de idade, ele é um dos governadores mais jovens do Brasil e um dos políticos de maior experiência acumulada ao longo de sua vida pública, tendo sido eleito deputado da Assembléia Nacional Constituinte aos 21 anos e prefeito de Campina Grande em duas oportunidades, lembrou o senador Cícero Lucena durante sua fala.


INJUSTIÇA

"Estou convencido de que o governador é vítima de injustiça para tumultuar e interromper seu mandato", disse o deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES), presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), logo após a apresentação feita pelo senador Lucena. O 1º vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), também foi solidário. "Desejamos esclarecer junto a sociedade todas as dúvidas em relação a conduta do governador para que fique claro que ele é inocente", apontou.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a cassação do governador no dia 20 de novembro, confirmando decisão de 31 de julho de 2007 do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Logo depois, o TSE acatou recurso impetrado pelo governador e concedeu liminar para que permaneça no cargo até que se esgotem todas as possibilidades de recursos. Até sexta-feira (5), os advogados do governador entram com recurso questionando a cassação.


ESTRATÉGIAS DA EXECUTIVA

 

Antes da apresentação feita pelo senador Cícero Lucena, a Executiva Nacional do PSDB discutiu a respeito da organização da legenda nos estados. O presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PE), disse que a legenda construirá estratégias para crescer mais em estados como Sergipe, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. No estado fluminense, nas eleições de outubro último, o PSDB já registrou crescimento de 50%.

A senadora Marisa Serrano (MS), vice-presidente nacional do PSDB, explicou que a reunião teve o objetivo de "fazer uma discussão geral sobre o panorama de 2009 e debater como o partido deve se posicionar frente a temas prioritários para a legenda". A senadora salientou ainda que o PSDB debateu sobre a relação com o PPS e o DEM e questões econômicas fundamentais, como a crise mundial do crédito.

Ao finalizar a reunião, o senador Sérgio Guerra anunciou que o PSDB vai "estreitar os laços de relacionamento com os aliados em potencial". "Chegaremos nas próximas eleições sem problemas nos estados, ao contrário do que aconteceu em 2006", anunciou. Na mesma ocasião, o senador lançou a proposta de realizar, até março de 2009, uma ampla reunião do PSDB com a participação de partidos com identidade para alianças, como o DEM e o PPS.

"Há um novo ambiente político no Brasil, resultado do desempenho do PSDB nas últimas eleições", salientou o senador tucano, acrescentando que "o partido acertou ao atuar junto as bases nas eleições municipais de 2008". "Vamos plantar alianças com moderação e tranqüilidade", concluiu o senador. Mais tarde, os três partidos anunciaram a formação de um bloco político com vistas a 2010.

No hay comentarios: