Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Kassab e Alda são diplomados

O prefeito eleito de São Paulo, Gilberto Kassab (Democratas), sua vice, Alda Marco Antônio (PMDB) e os 55 vereadores foram diplomados nesta quinta-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo. A solenidade, realizada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e presidida pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Marco Antonio Martin Vargas, marca o fim do pleito eleitoral. A diplomação credencia os escolhidos nas urnas a tomar posse, no dia 1º de janeiro, e a exercer o mandato.

A partir do ato da diplomação, inicia-se o prazo de três dias para recurso contra a expedição do diploma, conforme prevê o Código Eleitoral. Da mesma forma, contado da data da diplomação, começa o prazo de 15 dias para impugnação do mandato eletivo, previsto na Constituição Federal.

Para o prefeito Gilberto Kassab, esta diplomação marca um dos momentos de maior importância em sua vida pública, traduzido pela responsabilidade de continuar administrando a Cidade. "A partir de 1º de janeiro continuamos a ter a enorme responsabilidade de superar os grandes desafios da cidade de São Paulo. Cidade onde a maioria da população necessita do setor público para ter acesso à educação e à saúde, e com quase 3 milhões de pessoas que moram em situação inadequada". Kassab reiterou as prioridades da administração com a área social.

Ao discursar na abertura da cerimônia, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Marco César Müller Valente, destacou o papel de todos os escolhidos nas urnas. "A cidade tem carências imensas e por todo lado necessita da presença do poder público para socorrer e promover sua população. Aí está, senhores signatários, a sua missão. Servir aqueles aqui nascidos ou vindos de todas as partes do Brasil e que nesta Cidade vivem, estudam, trabalham".

São Paulo é o município brasileiro com maior número de eleitores e quinto maior colégio eleitoral do País, atrás apenas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Antes do último pleito, foram computados 8.198.282 eleitores aptos, distribuídos em 57 zonas eleitorais com 20.404 seções, cada uma correspondente a uma das urnas distribuídas em 1.759 locais de votação.

A vice-prefeita Alda Marco Antônio e o prefeito Gilberto Kassab receberam os diplomas das mãos do juiz da 1a Zona Eleitoral. Os 55 vereadores eleitos também foram diplomados, sendo 16 deles para o primeiro mandato.

Ao se reportar aos diplomados, Marco Antonio Martin Vargas falou do compromisso que cada um deve ter com a sociedade, que os elegeu. "As senhoras e os senhores que ora se vêem diplomados não portam apenas uma cártula expedida pela Justiça Eleitoral. Estão de posse, na realidade, de um instrumento que traduz invariavelmente a mais genuína manifestação da vontade e da confiança da coletividade".

Em seu discurso, o magistrado salientou que a política é a arte de governar bem e atender os objetivos da população. Citou ainda a preocupação dos candidatos do último pleito de prestar contas à sociedade, principalmente em relação aos gastos de campanha. "Já avançamos e é claro que ainda precisamos evoluir muito. Eu entendo que estamos caminhando para a consciência a respeito dessa transparência na própria sociedade".

 

No hay comentarios: