Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Tripoli: briga de ministros é reflexo de incompetência

Trocas de acusações e divergências dentro do governo já se tornaram marca típica da gestão petista. Ontem o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, acusou o Ministério do Meio Ambiente (MMA) de incompetente e incapaz de conter o desmatamento. Em resposta, Carlos Minc, o titular do MMA, disse que perdoava o colega porque este estava "descompensado". O deputado Ricardo Tripoli (SP) atribuiu os desentendimentos entre os ministros à falta de políticas públicas para os dois setores e à incompetência do governo federal.


DIVERGÊNCIA

Os desentendimentos na Esplanada não começaram agora. Em setembro, Minc foi duramente atacado pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, após divulgar uma lista com os 100 maiores desmatadores da Amazônia, encabeçada por projetos do Instituto de Colonização Agrícola (Incra). No mês seguinte foi a vez de Stephanes se desentender com Minc. O ministro da Agricultura acusou o chefe de Meio Ambiente e o presidente Lula de assinarem um decreto sem ler. Na ocasião, o ministro também criticou Lula e Minc devido a falta de disposição de ambos para alterar o Código Florestal.

Pouco mais de um mês depois, as farpas entre os ministros voltam a ser tema para imprensa. Dessa vez Stephanes foi enfático ao afirmar que o colega é incompetente no combate à destruição da floresta. O ministro voltou a defender a reforma do Código Florestal e apresentou proposta para sua alteração.

Para Ricardo Tripoli, o governo não se entende porque a gestão petista é descontrolada e carece de postura e de políticas públicas. "Essa é uma demonstração clara de que não temos políticas para o meio ambiente e nem para agricultura. Temos dois ministros brigando no governo e travando uma verdadeira disputa por espaço. O presidente Lula não possui pulso e nem políticas públicas, o que demonstra a sua própria falta de controle", acusou. 

O deputado afirmou que a desordem do governo e os desentendimentos entre os ministros só agravam os problemas ligados ao meio ambiente e à agricultura. "Essas discussões têm tomado grandes dimensões, a ponto de a opinião pública verificar que há um completo descontrole das políticas públicas. A questão é que todos esperam soluções para os problemas que permeiam o país. No lugar disso, só há bate boca entre aqueles que deveriam estar resolvendo essas questões", lamentou. 

Tripoli chamou a atenção ainda para os problemas climáticos enfrentados pelos brasileiros. "Precisamos que tudo isso seja avaliado e não que os ministros troquem acusações", protestou. 

No hay comentarios: