Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Deputados homenageiam Chiara Lubich em sessão solene

Os deputados Gustavo Fruet (PR) e Luiz Carlos Hauly (PR) participaram nesta sexta-feira, no Plenário da Câmara, de sessão solene em homenagem póstuma à Chiara Lubich. Os deputados destacaram a importância do Movimento Católico dos Focolares, fundado por ela em 1943, e destacaram também seu papel social e religioso. O movimento surgiu com o propósito de redescobrir os valores do Evangelho e a intenção de reduzir as desigualdades. Atualmente, está presente em 182 países, possui mais de 120 mil membros e mais de dois milhões de simpatizantes.


MARCO DE FÉ E RELIGIOSIDADE

"Ela foi um marco e exemplo de fé e religiosidade", ressaltou Hauly. O deputado disse que a sua atuação como fundadora e divulgadora do movimento expandiu por todas as partes do mundo, independente de contraposições culturais, ideológicas e religiosas. "Mesmo nos momentos mais difíceis de sua vida, sobretudo durante a 2ª Guerra Mundial, ela difundiu o amor de Deus e se tornou um símbolo", acrescentou.

O tucano disse também que o movimento é uma "fonte de inspiração para a própria vida, pois seus princípios estão baseados na salvaguarda de valores universais, como a paz, a liberdade e a justiça". "Temos a certeza de que os princípios e ensinamentos de espiritualidade deixados por ela estarão sempre presentes em nossa mente. A fraternidade como exemplo, para que, ao lado da igualdade e da liberdade, se possa construir um mundo melhor", ressaltou. Fruet destacou a importância do trabalho de Chiara. Segundo o tucano, ela foi uma mulher humilde e audaciosa e, talvez, a única a coordenar um movimento ligado à Igreja Católica. 

No hay comentarios: