Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Diap: tucanos aparecem entre os 10 mais influentes do Congresso

Dois senadores do PSDB figuram entre os dez "mais influentes" do Congresso Nacional, segundo a tradicional lista divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) nesta semana. O líder da bancada na Casa, Arthur Virgílio (AM), aparece na quarta posição, à frente inclusive do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB). Em nono, ficouTasso Jereissati (CE), ex-governador do Ceará.

Desde que retornou ao Congresso Nacional, como deputado, em 1995, depois de ter sido prefeito de Manaus, Virgílio tem integrado a lista dos 100 "cabeças do Congresso" e, por diversas vezes, entre os dez "mais mais influentes", escolhidos em votação pelos próprios deputados e senadores "cabeças". 

Há 12 anos, o Diap, após divulgar a lista dos 100 "cabeças", faz a pesquisa para a escolha dos dez parlamentares que integram a elite do Legislativo. Em 2008, dos cem, 70 responderam à enquete. Em setembro, a entidade divulgou a lista dos 100 principais nomes do Congresso. Na edição deste ano, apareceram 14 parlamentares do PSDB, incluindo os principais dirigentes tucanos, como o presidente nacional da sigla, senador Sérgio Guerra (PE), e os líderes na Câmara, José Aníbal (SP), e no Senado. Ao todo, compõem o Legislativo brasileiro 513 deputados e 81 senadores.

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) é um dos seis "cabeças" que estão na lista desde sua primeira edição, em 1993. Já o deputado Paulo Abi-Ackel (MG) fazia parte do grupo considerado em ascensão pelo Diap no último levantamento, em 2007, e neste ano passou a integrar a elite política pela primeira vez. 

Além destes, nove tucanos já estavam incluídos em pesquisas anteriores e mantêm, em 2008, lugar de destaque entre os parlamentares brasileiros. São eles os deputados Jutahy Junior (BA), Narcio Rodrigues (MG), Rafael Guerra (MG),Gustavo Fruet (PR), Antonio Carlos Mendes Thame (SP), Antonio Carlos Pannunzio (SP), Arnaldo Madeira (SP) e Paulo Renato Souza (SP), além de Tasso. Para elaborar a lista dos mais influentes o Diap leva em consideração características como capacidade de articulação e negociação, trânsito entre os demais congressistas e formação de opinião.

No hay comentarios: