Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Caixa adota medida sugerida pelo PSDB, afirma Chucreº

O deputado Fernando Chucre (SP) disse nesta quinta-feira que os alertas lançados pela oposição durante a votação da MP nº 443 - que autorizava o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal (CEF) a constituírem subsidiárias e a adquirirem participação em instituições financeiras - agora se confirmam. "Durante a discussão da matéria, nos posicionamos contra a compra, por parte da Caixa, de construtoras. Entendíamos que isso poderia causar uma distorção grave no mercado, em um setor que é altamente regulamentado e funciona bem com os mecanismos de que dispomos. Nesta semana, chega a notícia, publicada no Valor Econômico, de que essa instituição financeira decidiu que não vai mais adquirir construtoras", destacou.

 

REGULAÇÃO
Segundo ele, o governo Lula fará exatamente o que foi sugerido pelo PSDB na votação da medida provisória: apenas comprar a participação das empresas por meio de SPE - Sociedade de Proposta Específica - o que não causa problemas com relação à regulamentação desse mercado. 

O tucano lembrou que durante a tramitação da MP os governistas insistiram na necessidade de criar a CaixaPar - empresa de investimentos ligada à Caixa Econômica Federal. "O Planalto disse que a medida era imprescindível para que o mercado não sofresse com essa crise. No entanto, segundo o Valor, a CEF - por meio de um fundo de R$ 3 bilhões alimentado com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e da poupança - possibilitará que as próprias construtoras adquiram outras e passem a fazer as fusões necessárias para o bom funcionamento do mercado", destacou Chucre.

No hay comentarios: