Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Câmara defenderá Pão de Açúcar como 7ª maravilha natural da natureza

O Brasil tem menos de um mês para eleger o Pão de Açúcar uma das maravilhas mundiais da natureza. Organizada pela fundação suíça New7Wonders (N7W), a eleição terá sua primeira fase concluída no dia 31 de dezembro deste ano. Apenas um monumento natural de cada país passa para a fase seguinte. Por iniciativa do deputado Otavio Leite (RJ), o Congresso Nacional receberá três urnas de votação a partir da próxima 3ª feira, 9 de dezembro, às 15h. O deputado discursará no plenário da Câmara defendendo a eleição do Pão de Açúcar. O presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), também será convidado a votar. 

O tucano vê nessa ação uma oportunidade de nacionalização da campanha. "A idéia é atingir o Brasil por meio dos representantes da população que estão no Congresso. Além do mais, essa estação na Câmara será um pólo multiplicador de votos", diz. Estudo do Ministério do Trabalho afirma que uma eleição como essa pode gerar 250 mil novos empregos e R$ 270 milhões em receitas. O efeito cascata se reflete em mais de 50 setores da economia como transportes, hotelaria e alimentação, entretenimento e as atividades ligadas à cultura. No conjunto, esses segmentos representam 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Rio, e todos estão ligados a cadeias produtivas com efeitos econômicos em outras regiões do país. 

Atualmente, o Pão de Açúcar está em 121º lugar e tem até o final do mês para avançar 44 posições. A disputa terá três fases. No dia 21 de julho de 2009 integrantes da comissão suíça escolherão os 21 finalistas entre os 77 e a votação será mantida até o final de 2009, quando serão escolhidos as 7 Maravilhas da Natureza.

Outras autoridades também já aderiram à campanha. O governador do Rio, Sérgio Cabral, ao inaugurar os novos bondinhos, em junho, visitou o monumento e deu seu voto. "Não há dúvidas de que o Pão de Açúcar é um dos monumentos naturais mais bonitos do mundo. Uma eleição como essa traz ganhos incalculáveis para o estado", afirmou o governador. O futuro prefeito do Rio também destacou a importância do Pão de Açúcar.

Para aumentar a votação, o comitê organizador da campanha inaugurou postos de votação em pontos de grande concentração de pessoas, como Mercadão de Madureira, Rodoviária Novo Rio, Central do Brasil e Aeroporto Galeão. "Milhares de pessoas passam diariamente nesses lugares. Certamente conseguiremos muitos votos. Nosso objetivo nessa reta final é que a campanha caia na boca do povo", explica Maria Ercilia Leite de Castro, diretora da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar (CCAPA). 

O comitê organizador da campanha é formado por Riotur, TurisRio, Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Rio Convention & Visitors Bureau, ABAV (Associação Brasileira de Agentes de Viagens), CNC (Confederação Nacional do Comércio), Firjan, ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro), Trem do Corcovado, ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) e BITO (Brazilian Income Travel Organization). 

Para eleger o Pão de Açúcar basta acessar o site www.votepaodeacucar.com.br e votar gratuitamente.

No hay comentarios: