Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Tucanos se destacam no prêmio Congresso em Foco

Parlamentares do PSDB se destacaram no Prêmio Congresso em Foco 2008, após dois meses de votação, encerrada nesta madrugada. Alvaro Dias (PR) foi eleito o melhor senador do país, com o dobro de votos do segundo colocado. Em 2006, ele já tinha sido o vencedor. O senadorArthur Virgílio (AM) ficou em 6º, enquanto Gustavo Fruet (PR) aparece em 5º entre os deputados. A entrega do prêmio ocorrerá em 1º de dezembro na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

SERVIÇO À POPULAÇÃO

Dizendo-se "honrado" pela escolha dos internautas, Alvaro disse que o "Congresso em Foco" presta um grande serviço à instituição parlamentar. "O prêmio serve para a moralização de uma instituição em que estão fincados alicerces essenciais do estado democrático de direito", destacou. Para o tucano, a iniciativa do site é uma maneira de dar voz à boa parcela da opinião pública, o que acabaria tendo efeito nos próprios congressistas. "É um estímulo a um bom comportamento dos parlamentares", completou.

Para o prêmio de 2008, 204 jornalistas de 53 veículos de comunicação que fazem a cobertura do Congresso Nacional votaram nos parlamentares finalistas: 16 senadores e 26 deputados. Todo o processo de votação e apuração foi acompanhado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e pela OAB.

A votação na internet começou no dia 22/09. Para evitar fraudes, cada eleitor só pôde votar uma única vez e teve que confirmar o voto por meio de e-mail enviado pelo "Congresso em Foco". O número de votos, mais de um milhão, surpreendeu os organizadores.

Os três primeiros colocados vão receber um troféu de bronze e alumínio, criado pela artista plástica Suzana Gouveia. Os outros parlamentares pré-selecionados pelos jornalistas também receberão certificados.

Gustavo Fruet está entre os mais votados desde a primeira edição do Prêmio Congresso em Foco, em 2006. Houve neste ano uma novidade: a inclusão da categoria que escolhe os parlamentares de maior destaque no combate à corrupção. Nesta votação, o deputado paranaense ficou entre os três melhores. 

O deputado disse que já se considerava lisonjeado pela escolha dos jornalistas, na qual havia ficado em 1º. Fruet agradeceu a participação e os votos dos internautas e disse que a iniciativa do site é importante para revelar novas referências no Congresso Nacional, num momento de amplo descrédito do Legislativo perante a população. "As pessoas não têm mais ilusão e estão perdendo a ingenuidade. Mas iniciativas como o Prêmio Congresso em Foco mostram que o Congresso, que é um espaço de contradição, tem todo o tipo de personalidade e divergência" avaliou.

No hay comentarios: