Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

PSDB gaúcho dá a largada para as eleições de 2010

Com a presença de cerca de 500 pessoas, o Encontro dos Tucanos Rumo a 2010, que começou ontem em Caxias do Sul, no Hotel Samuara, deu a largada para o PSDB gaúcho traçar as metas do partido às próximas eleições para Presidência da República, governador, senador, deputado federal e estadual. 

 

MILITÂNCIA 
Coordenador do evento, o deputado federal Ruy Pauletti (RS) agradeceu a presença de lideranças tucanas de diferentes regiões do país. Para ele, é importante que políticos e militantes conheçam a fundo as posições do PSDB diante de temas nacionais como a crise econômica mundial. Para tanto, o tucano sugeriu uma aproximação ainda maior entre os diretórios nacional e estadual para que a sigla colecione resultados positivos na disputa eleitoral de 2010. "É importante que todos tenham vez e voz quando forem discutidas questões relevantes para a legenda", sublinhou Pauletti, ao defender uma ampla mobilização da militância para 2010.

Já a presidente do PSDB gaúcho, deputada estadual Zilá Breitenbach, exaltou a maneira tucana de governar e aproveitou a oportunidade para propor a reeleição da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. "No governo, mostramos que somos capazes de administrar o Rio Grande do Sul. Yeda consertou as contas do Estado e merece continuar", destacou a deputada estadual. "Chegou a hora de nos unirmos para, juntos com o nosso governo, levarmos para o bem da população R$ 1,2 bilhão de investimentos a partir do próximo ano", propôs. 

A abertura do encontro contou com a presença do vice-presidente executivo nacional do PSDB, Eduardo Jorge; do secretário-geral nacional do PSDB, deputado federal Rodrigo de Castro (MG), do ex-secretário-geral Márcio Fortes (RJ) e dos deputados federais Urzeni Rocha (RR), Eduardo Gomes (TO) e Cláudio Diaz (RS), um dos idealizadores do evento, junto com Pauletti. 

"Não só aqui no Rio Grande do Sul, mas em Minas, com nosso [governador] Aécio Neves, os tucanos demonstraram que sabem administrar para o povo", disse o secretário-geral Rodrigo de Castro, que viajou mais de nove horas, de carro e de avião, para estar presente no encontro. "Depois de sanear as contas, chegou o momento da governadora Yeda aplicar R$ 1,2 bilhão para melhorar a qualidade de vida dos gaúchos", ressaltou Castro, ao elogiar os ajustes fiscais realizados pelos governos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul nos últimos anos.

O anúncio do déficit zero feito nesta semana pela governadora foi o principal ponto ressaltado no pronunciamento do chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, que representou Yeda no encontro. "O déficit zero é um feito, pois tivemos a tarefa hercúlea de enfrentar os gargalos. Há 37 anos não tínhamos um orçamento com déficit zero. Este é um marco no governo gaúcho", disse Wenzel, relembrando as palavras da governadora ao anunciar o fim do déficit público e o pagamento integral do 13º aos servidores públicos com recursos próprios: "Yeda afirmou que sua administração vive uma nova fase agora voltada para o desenvolvimento", enfatizou.

O primeiro dia do encontro tucano se encerrou com uma confraternização típica da Serra gaúcha, com cantoria de músicas italianas e gastronomia da região na Cantina Tonet, na Linha 40. O sábado reserva outros posicionamentos de destaque no partido, como um pronunciamento do líder do PSDB na Câmara dos Deputados,José Aníbal (SP), além de debates, avaliações das eleições municipais e relatos de experiências. O encontro conta com a participação de um grande número de prefeitos, vices e vereadores eleitos em outubro último. 

No hay comentarios: