Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Lula acata moção dos Democratas para Santa Catarina

O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), anunciou ontem à noite, no plenário da Câmara, que Lula vai assinar, nesta quarta-feira, 26-11,, Medida Provisória liberando recursos para socorrer as vítimas das enchentes em Santa Catarina. O dinheiro vai sair via o Ministério da Integração Nacional, para a defesa civil, na forma defendida pelos Democratas na tarde de ontem, em moção dirigida a Lula e entregue ao seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho.

O governo tinha anunciado a liberação de recursos, a prestação, para o Ministério dos Transportes. Porém, segundo Paulo Bornhausen, que propôs e assinou a moção junto com o presidente dos Democratas, Rodrigo Maia, e o líder ACM Neto, "os catarinenses precisam, agora, é de dinheiro à vista para remédios, água potável, comida. E isso só pode ser feito através da Defesa Civil", afirmou o deputado de Santa Catarina.

O presidente da Câmara ainda atendeu a requerimento de Paulo Bornhausen, protocolado ontem mesmo, criando uma comissão de deputados para ir a Santa Catarina verificar a situação do estado. Os membros da comissão serão indicados nesta quarta-feira.

Ainda nesta quarta-feira, Paulo Bornhausen vai formalizar convite ao relator do orçamento de 2009 no Senado, Delcídio Amaral, do PT do Mato Grosso do Sul, para, junto com a relatora setorial e o senador Raimundo Colombo, irem a Santa Catarina ver de perto os estragos causados por esta que é a maior catástrofe natural que atingiu Santa Catarina nos últimos 100 anos.

A moção

Os Democratas entregaram a moção no Palácio do Planalto no fim da tarde desta terça-feira. O chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Amaral, recebeu o documento.

Na moção, e pedido que a MP seja editada "imediatamente" pelo governo para ajudar as famílias desabrigadas e para reestruturação de Santa Catarina.

"É importante lembrar que a MP não deve conceder crédito ao Ministério dos Transportes, e sim, liberar verba para a Defesa Civil. Afinal, a população está sem abrigo, sem água potável e alimentos", frisou Paulo Bornhausen.

O deputado catarinense ainda lembra que o Governo Federal editou MP para doar alimentos a outros países e que agora é momento de agir rápido para ajudar a população do Brasil. "Ele foi rápido e pródigo para editar uma MP mandando comida a Cuba. E agora, nem mesmo uma palavra se ouve do presidente sobre o drama de milhares de catarinenses", ressaltou Bornhausen.

O valor dos recursos será conhecido só com a publicação da Medida Provisória.

Para ajudar
Veja abaixo os números de contas que a Defesa Civil de Santa Catarina abriu para doações em dinheiro. O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ – 04.426.883/0001-57

Banco do Brasil 
Agência 3582-3, 
Conta Corrente 80.000-7

Bradesco 
Agência 0348-4, 
Conta Corrente 160.000-1

Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) Agência 068-0, 
Conta Corrente 80.000-0

 

No hay comentarios: