Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Jayme Campos comemora aprovação da recriação da Sudeco pela CDR

O senador Jayme Campos (Democratas-MT) comemorou em Plenário, na última quinta-feira, a aprovação pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 119/06, de autoria do Poder Executivo, que recria a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), extinta em 1990. O senador pediu aos parlamentares que votem favoravelmente à matéria – que ainda deve ser analisada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e no Plenário –, pois a recriação do órgão representará uma "nova era para a região".

- Legislar em favor do desenvolvimento regional é uma das mais nobres tarefas do Senado e o Centro-Oeste está esperando ansiosamente que essa lei seja aprovada por esta Casa e sancionada pelo presidente da República o mais rapidamente possível – disse.

O senador lembrou que o órgão terá sede em Brasília, será vinculado ao Ministério da Integração Nacional e servirá aos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal e, a exemplo das superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene), vai reduzir os desequilíbrios regionais e sociais.

Jayme Campos acrescentou que, no substitutivo da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) aprovado pela CDR, é criado o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), que já terá dotação orçamentária inicial de R$ 500 milhões. Ele disse que o apoio do governo para garantir esses recursos é essencial, e, por isso, parlamentares, secretários de Fazenda e governadores dos estados da região devem se mobilizar. Também será criado o Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste.

O parlamentar citou ainda a pujança da região, que produz 62% da soja brasileira e detém 35% de todo o rebanho bovino do país, e frisou a importância da aprovação da Sudeco para promover o desenvolvimento sustentável, garantir o desenvolvimento e o crescimento da produção e dar uma "resposta para a crise financeira".

 

No hay comentarios: