Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

FH faz palestra sobre papel do Poder Legislativo amanhã

 

 À noite, ex-presidente participa de homenagem a Ruth Cardoso

 

 

 

 

Brasília (17 de novembro) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso será um dos palestrantes do ciclo de debates "O Poder Legislativo no Mundo Contemporâneo", que será realizado a partir desta próxima terça-feira (18) no Senado Federal. O tucano abrirá a rodada de discussões do evento proposto pelo presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), e que contará com a participação de parlamentares - entre eles o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE) - do presidente do STF, Gilmar Mendes, além de outras autoridades e cientistas políticos.


HOMENAGEM A RUTH


Presidente da República entre 1995 e 2002 e também ex-senador, Fernando Henrique falará, às 15h, sobre o tema "O papel do Poder Legislativo nas democracias contemporâneas, crise de representatividade e a pluralidade de instâncias normativas". Já no dia 25 será a vez de Guerra coordenar o painel "O Legislativo e o Processo Orçamentário - Avaliação de Políticas Públicas".

A mesa coordenada por Guerra terá a participação do cientista político Fernando Limongi; do secretário de fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU), Luciano Danni; e do pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Neri. Os debates serão realizados no Auditório Antônio Carlos Magalhães-Interlegis, localizado na Avenida N2, Anexo E, do Senado.

O excesso de medidas provisórias baixadas pelo Executivo e as decisão judiciais que têm interferido no Parlamento devem permear as discussões no seminário. Para o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), a presença de Fernando Henrique no seminário será de fundamental importância.

"Há sempre uma expectativa sobre o que ele tem a dizer. Até mesmo porque é muito importante para o debate político a experiência de alguém que foi presidente da República e deu rumo para o Brasil com o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal e outras conquistas", apontou.

"A fala de FHC proporciona às pessoas olhar as coisas com outra ótica, ou seja, com outros caminhos que podem nos ajudar a encontrar o melhor para o país. Ele sempre passa diretrizes importantes que ajudam os homens públicos a guiar com tranquilidade o Brasil", afirmou a vice-presidente nacional do PSDB, senadora Marisa Serrano (MS).

No mesmo dia em que estará em Brasília, FHC participará de uma homenagem oferecida pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), à ex-primeira-dama Ruth Cardoso, falecida em junho último. Arruda assinará um decreto, também no próximo dia 18, determinando que um dos auditórios do Centro de Convenções Ulysses Guimarães seja batizado com o nome da antropóloga. Além disso, na cerimônia prevista para o início da noite estará presente uma turma de alfabetizandos do programa "Alfabetização Solidária", idealizado por dona Ruth durante a gestão tucana.

 

 

No hay comentarios: