Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Heráclito critica autorização para retorno de famílias à área de desabamento

"Permitir ou estimular o retorno das pessoas à zona de risco foi um ato de extrema irresponsabilidade." A declaração foi dada pelo senador Heráclito Fortes (PI) em relação à autorização do governo do Piauí para que famílias retornassem à área de risco que, nesta quinta-feira (28), foi inundada pelo rompimento da barragem Algodões 1, deixando cinco mortos e vários feridos, desaparecidos e desabrigados na região.

- Essa é uma tragédia infelizmente anunciada. Aliás, há 15 dias as famílias retornaram à área de risco por orientação e determinação do próprio governo do Estado - afirmou Heráclito, que comparou o desastre a uma tsunami - onda gigante com alto poder destrutivo.

Heráclito lembrou que a autorização para o retorno das famílias foi dada com base em parecer técnico de um engenheiro, que afirmou não haver risco de desabamento da barragem. Para o senador, o governador do estado, Wellington Dias, antes de autorizar o retorno das famílias, deveria ter formado uma junta técnica especializada para avaliar "profundamente e preventivamente" a real situação da barragem.

- Acho que esse fato tem que ter uma apuração. Afinal, a barragem de Algodões é um patrimônio público e deveria merecer uma manutenção, reparos permanentes, pois já tem cerca de 20 anos de construção - afirmou Heráclito.

Em seu pronunciamento, o parlamentar também sugeriu medidas efetivas para que "ações dessa natureza não se repitam", como uma investigação profunda sobre a situação de todas as barragens e pontes do estado.

A primeira providência a ser tomada pelo governador do Piauí, segundo Heráclito, deve ser assistir às famílias que sofreram com o desabamento, "reparando as perdas materiais, recompondo as casas de maneira urgente e também os equipamentos, como geladeiras e móveis", por meio de indenizaçãomaterial

No hay comentarios: