Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Roberto Magalhães defende voto distrital misto

O deputado federal Roberto Magalhães (DEM-PE) apresentou nesta quinta-feira (14/5) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Nº 365/2009, que propõe mudar o modelo eleitoral vigente (voto proporcional em lista aberta) para o sistema distrital misto. Magalhães acredita que o projeto é o caminho natural para a evolução da democracia brasileira. “Sair do modelo proporcional e ir direto para o misto puro, majoritário, é uma mudança muito radical. Com o misto, adotamos os dois sistemas ao mesmo tempo e temos uma transformação menos brusca”, acredita o ex-governador de Pernambuco.

O autor da PEC revela que sua proposta inspira-se no modelo adotado na Alemanha, onde o eleitor vota duas vezes: uma nos candidatos distritais e outra na lista preordenada dos partidos.

O objetivo da emenda apresentada, segundo o deputado, não é trocar as figuras dos candidatos e, sim, ter um processo eleitoral em que não haja a influência dos poderes econômico e político nos resultados. "É importante lembrar que, no sistema atual, a média de renovação na Câmara Federal tem sido de 40% e ainda assim não tem melhorado o nível no que diz respeito aos costumes políticos e à credibilidade da instituição", recorda.

O parlamentar reforça a necessidade de promover uma reforma política no País. Independente do modelo vencedor, ele considera urgente iniciar a discussão sobre o tema:

- Temos que reverter esse panorama negativo e qualquer uma das propostas representa mudar o que não serve, que é o que está aí. E o que está aí é o que gera a desmoralização das instituições, os escândalos, o assalto ao erário público e o descrédito da política perante a opinião pública. Agora, se ficarmos nisso e não fizermos experiências sobre outros critérios, aí é que não vamos evoluir nunca - sentencia o vice-líder do Democratas.

No hay comentarios: