Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Onyx: "Programa Habitacional do Governo é oportunista e político-eleitoreiro"

O deputado Onyx Lorenzoni (RS), em discurso, nesta terça-feira (31), questionou o Programa de Habitação do Governo Federal, ao qual se referiu como "PACasinha", e ainda afirmou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é um programa oportunista.

"O projeto do Governo Lula serve apenas como um pilar de sustentação para a campanha de Dilma, já que, curiosamente, praticamente 40% do programa vai ser executado apenas no Sudeste, em direção ao Sul do Brasil. É estranho que esse programa se destina não a todos os brasileiros, o que seria justo. O Brasil tem, sim, um déficit de 7,5 milhões de habitações populares e precisaria de um programa que durasse, no mínimo 10 anos, de 28 bilhões por ano, como prenuncia a Câmara Brasileira da Indústria da Construção".

Segundo o parlamentar, trata-se de um programa político-eleitoreiro "porque ele poderia ter sido feito lá atrás, quando o Brasil e o mundo todo viviam uma situação de expansão e o Brasil se dava ao luxo, de abonar a dívida de países vizinhos, com bilhões de reais tendo sido doados à Bolívia, à Venezuela, ao Paraguai, que, seguramente. Poderiam ter constituído um fortíssimo programa de habitação popular para o Brasil".

Onyx ainda ressalta: "Dos 5.564 municípios brasileiros, 5.311 estão fora do programa. Lá no Amazonas, apenas 2 cidades serão contempladas, sessenta estão fora. O programa atinge apenas 253 municípios. Em Pernambuco, apenas 10 das 185 cidades foram incluídas. Será que as pessoas dos 5.311 Municípios não têm direito à habitação popular?"

Segundo o parlamentar, a estratégia do governo é criar um programa que atinja o Centro e o Sul do Brasil, onde o Bolsa-Família não resolve o problema eleitoral da Dilma. "Espero que essa medida seja ampliada para que todos os municípios brasileiros tenham direito ao programa, e não apenas alguns poucos privilegiados. O governo não pode se aproveitar da carência do povo brasileiro para se promover", finalizou.

 

No hay comentarios: