Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

DEM debate política social

Políticas sociais para as famílias enfrentarem suas próprias prioridades. Esse foi o principal assunto tratado no encontro realizado pelo Democratas, na última sexta-feira, 3, no Centro de Convenções Raymundo Asfora. O evento foi voltado para 39 prefeitos paraibanos e secretários de Ação Social. Participaram ainda deputados estaduais, federais e o senador Efraim Morais, além do presidente nacional da legenda, o deputado Rodrigo Maia.

"O evento teve um foco na gestão pública e no social. Através de iniciativas como essa, mostramos a preocupação que os Democratas têm com a boa gestão dos municípios, o bom governo, ou seja, aquele governo que traz benefícios para sua população", destacou o deputado federal Efraim Filho, um dos organizadores do encontro. Segundo ele, em todos os Estados há uma carência de políticas voltadas especificamente para o social e isso justifica a preocupação do DEM. "Queremos construir uma agenda para a família paraibana".

Assuntos como erradicação do trabalho infantil, segurança alimentar, analfabetismo e outros foram tratados durante todo o dia de atividades. O principal palestrante do dia foi o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Ação Social, Marcelo Garcia. "Discutimos uma política própria para desenvolvimento social, para a assistência social. Temos uma proposta que se chama 'agenda família', que consiste em buscar nas famílias as suas prioridades e enfrentar essas prioridades das famílias mais pobres da Paraíba e do Brasil inteiro", explicou.

De acordo com Garcia, que foi também secretário de Ação Social do Rio de Janeiro no governo de César Maia (DEM), essa mesma oficina de trabalho está sendo realizada em todo o país. "A agenda família é uma proposta nova, estamos fazendo um piloto e desenvolvendo com todos os prefeitos a ideia de que as famílias precisam de uma agenda de desenvolvimento da própria família. Essa agenda é uma negociação com a própria família e acredito que estamos construindo um projeto inovador".

O evento também foi uma forma que o partido encontrou de auxiliar os prefeitos na crise econômica. "Devemos buscar programas que ajudem os prefeitos a superar esse momento de crise. Com a crise ocorrendo no país, a queda na receita do FPM, o corte dos investimentos do Governo Federal, nós temos que buscar recursos na ação social", explicou Filho, salientando que os prefeitos foram orientados a buscar alternativas para lidar com a crise, captando recursos junto ao governo e aplicando na melhoria de vida da população.

Para o senador Efraim Morais, o encontro vai obter resultados futuros e repercussão nas famílias paraibanas desses 39 municípios governados pelo DEM. "A questão social é fundamental na vida de cada um dos municípios paraibanos", analisou o senador, minutos antes de fazer a abertura oficial do encontro. "Nossos prefeitos terão uma nova idéia de como agir dentro do social do seu município. Saberão encontrar o caminho para buscar recursos para implementar ações sociais".

 

No hay comentarios: