Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Setim comemora inauguração de 1º mercado orgânico do país em Curitiba

Mais de mil produtos sem agrotóxicos e sem aditivos químicos preenchem as prateleiras do primeiro e único mercado de orgânicos do Brasil. Inaugurado em Curitiba, no último dia 12, o mercado oferece produtos vindos direto do produtor e com preços mais acessíveis. 

"Esta é uma ótima alternativa para os produtores rurais e também para a mesa dos paranaenses", acredita o deputado federal Luiz Carlos Setim (PR), vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal. 

Localizado ao lado do Mercado Municipal, na Rua da Paz, 608, no bairro Jardim Botânico, o mercado orgânico possui 3,7 mil metros quadrados de área construída e 22 boxes comerciais, que vendem todos os produtos com certificação de qualidade. O investimento foi de aproximadamente R$3 milhões, vindos da prefeitura e do governo federal. Deste valor, R$250 mil vieram de emendas solicitadas pelo deputado Setim. 

Com a colaboração, o parlamentar reforça a missão estabelecida durante sua legislatura: apresentar e defender projetos de interesse comum, em diversas áreas, para os brasileiros, especialmente para os paranaenses.

Verduras, frutas, vegetais, cereais, grãos, chás, massas, cafés, vinhos, sucos, carnes, roupas, acessórios e cosméticos são alguns dos produtos vendidos no novo mercado. "Este é um setor que cresce cerca de 30% ao ano no Brasil e a criação de espaços como este era muito esperada por produtores e consumidores", lembra Setim. 

O deputado lembra que em 2008, ele, o deputado estadual Francisco Buhrer, acompanhados do então Secretário da Agricultura de São José dos Pinhais, Osmar Foggiatto, pleitearam verba junto à Secretaria de Estado da Agricultura para a construção do Mercado Hortifrutigranjeiro de São José dos Pinhais. 

"É importante lembrar que São José dos Pinhais é o maior produtor desta natureza na região metropolitana de Curitiba, o que destaca o esforço e espírito de empreendimento dos produtores do município, assim como o alcance de produtos de boa qualidade pelos moradores", reforça o parlamentar. 

"Uma vez mais, esta iniciativa conta com uma importante parceria entre os governos nas três esferas: municipal, estadual e federal".

Segundo o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR) o setor de orgânicos cresceu 2.000% nos últimos dois anos no Paraná, onde mais de três mil agricultores trabalham no ramo dos produtos livres de agrotóxicos.

No hay comentarios: