Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Lula deve desculpas a desempregados da Embraer, diz Emanuel

Ex-prefeito de São José dos Campos, o deputado federalEmanuel Fernandes (SP) classificou de "muito grave" a informação publicada na "Folha de S. Paulo" deste sábado de que o presidente Lula sabia, desde segunda-feira, que a Embraer anunciaria uma grande demissão no seu quadro de pessoal. Três dias depois, a empresa dispensou 4,2 mil funcionários. Mas segundo sindicalistas que estiveram no Palácio do Planalto na sexta, o petista disse ter ficado "indignado", como se tivesse sido pego de surpresa. Lula prometeu, ainda, cobrar explicações da diretoria da empresa de aviação, que tem 19,7% de seu capital total pertencentes ao governo federal.


DESRESPEITO

"Espero que isso não tenha ocorrido. Mas caso seja verdade, o presidente deve pedir desculpas aos funcionários demitidos e aos seus familiares. Vamos cobrar explicações do governo, pois isso é um desrespeito com essas pessoas que estão passando o feriado desempregadas", criticou Emanuel. De acordo com o deputado, o clima na cidade é de quarta-feira de cinzas em pleno sábado de Carnaval. "A Embraer é muito importante para São José dos Campos. Todo mundo conhece alguém que perdeu seu posto de trabalho", completou.

Segundo a Folha, a informação sobre as demissões foi repassada pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social em São Paulo. Auxiliares muito próximos a Lula, como o ministro José Múcio (Relações Institucionais), estavam presentes. No mesmo dia, Coutinho teria avisado o presidente sobre as dispensas.

De acordo com um técnico do Ministério do Planejamento ouvido pelo jornal "Correio Braziliense", o presidente da República tinha como saber, antecipadamente, os planos da Embraer e se movimentar para conter as demissões. Como acionista da empresa, o governo está plenamente representado no Conselho de Administração da terceira maior empresa de aviação do mundo, por onde passam todas as decisões estratégicas da companhia. O Previ, o fundo de pensão dos empregados do Banco do Brasil, é um dos acionistas. Segundo Emanuel, vários petistas têm assento nesses fundos de pensão e poderiam comunicar o Planalto a respeito das demissões.

Essa não é a primeira vez que Lula vem a público manifestar seu espanto e irritação em momentos de crise de grandes empresas para tentar passar a impressão de que o governo nada tem a ver com as demissões. Quando a Vale anunciou o corte de cerca de 1,2 mil funcionários, o comportamento foi o mesmo. No entanto, o presidente não explicou aos brasileiros que o BNDES e a Previ detêm mais de 40% do capital da Valepar, empresa controladora da mineradora. "Se não conseguiram a maioria dos votos para evitar demissões, pelo menos poderiam ter avisado antecipadamente o Palácio do Planalto. Se não fizeram isso, aprovaram os cortes, endossaram todas as decisões", complementou o técnico do Planejamento ouvido pelo jornal, ao se referir ao comportamento dos governistas com assento no órgão.


AÇÕES EFETIVAS

Enquanto o presidente Lula se resume apenas a expressar sua indignação, os tucanos buscam saídas para apoiar os demitidos na Embraer. Na manhã deste sábado, o prefeito de São José dos Campos, o tucano Eduardo Cury, explicou medidas que incluem benefícios no IPTU devido e a isenção de taxas para abertura de novos negócios para os desempregados da empresa de aviação. 

As ações foram acertadas em reunião extraordinária convocada na sexta-feira pelo governador de São Paulo, José Serra, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença de secretários de governo, do prefeito Eduardo Cury e do deputado Emanuel.

Por determinação do governador, a Secretaria do Desenvolvimento, em parceria com a prefeitura de São José, vai conduzir uma pesquisa com todos os trabalhadores demitidos para levantar detalhes de sua experiência e formação profissionais, e montar um amplo plano de requalificação.

Os cursos serão adequados às necessidades que forem identificadas, e o governo estuda a melhor forma de realizá-los, o que inclui a possibilidade de utilizar instalações e professores do Centro Paula Souza, órgão do governo responsável pelo ensino técnico e tecnológico. O departamento de Recursos Humanos da Embraer já foi convocado para fornecer as informações de que dispõe sobre todos os demitidos.

Também em parceria com a Prefeitura de São José, caberá à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho a criação de um campo especial dentro do Emprega São Paulo, o sistema de busca e oferta de vagas de emprego do governo de São Paulo na internet lançado com sucesso há três meses. Todos os demitidos, profissionais de alta qualificação no mercado, terão seus dados à disposição de empregadores, facilitando sua recolocação.

No hay comentarios: