Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Para deputados, governo usa cargos das agências reguladoras como moeda política

Os deputados Emanuel Fernandes (SP) e Vanderlei Macris (SP) criticaram hoje o governo Lula por continuar usando cargos das agências reguladoras como moeda política e como abrigo para apadrinhados. Nesta semana, o Diário Oficial da União publicou mensagem presidencial com a indicação de João Rezende para uma vaga no Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O economista é ligado ao ministro Paulo Bernardo (Planejamento), deputado e militante do PT-PR. "O que o governo faz com a utilização da máquina pública em benefício de partido político é um ato vergonhoso", lamentou Macris.


IRRESPONSABILIDADE

Segundo o tucano, o Planalto não tem nenhuma responsabilidade com a seriedade e o profissionalismo da gestão pública. "O governo faz um aparelhamento permanente, via inchaço da máquina, em detrimento dos interesses do cidadão que paga imposto", disse. "A atual gestão faz isso para pagar compromissos políticos e garantir a continuidade de uma ação governamental incompetente", criticou Macris.

O parlamentar disse ainda que o governo se apropria da máquina pública. "O PT pensa que o Estado brasileiro é de sua propriedade. Nós, do PSDB, agimos diferente. Entendemos que o Estado precisa atuar com profissionalismo, e não via aparelhamento político", completou.

Na avaliação de Emanuel, as agências reguladoras foram criadas pelo governo FH exatamente para cuidar de suas respectivas áreas com visão de Estado, e não de governo. "Mas, infelizmente, a gestão petista não compreende bem isso, pois trata essas autarquias como se fosse uma mera extensão do Planalto", disse. "Isso é ruim, pois quando houver novas licitações ou concessões a serem reguladas, os investidores verão que há risco de manipulação política. O governo abusa e está estragando o modelo criado na década de 90", completou o parlamentar, para quem os cargos deveriam ser ocupados por especialistas.

Além da nomeação na Anatel, o jornal "O Estado de S. Paulo" mostrou que o líder do PTB no Senado, Gim Argello, vai indicar seu assessor e tesoureiro regional do partido, Ivo Borges, para uma vaga na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De acordo com o jornal, a indicação é um "prêmio" pelo fato de o senador do DF ter ajudado na vitória de José Sarney (PMDB-AP) para o comando o Senado.

No hay comentarios: