Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Teotonio entrega veículos para reforçar ações de saúde

O governador Teotonio Vilela Filho fez a entrega, na tarde desta segunda-feira, no Palácio República dos Palmares, de 14 caminhonetes cabine dupla para a Secretaria de Estado da Saúde otimizar as ações de vigilância à saúde, principalmente de combate à dengue, vigilância sanitária, vacinação, prevenção e promoção da saúde.

Na ocasião, também foi realizada a entrega de um automóvel Clio para a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos. O veículo será utilizado para o transporte de pacientes, equipes de captação de órgãos, material para exames e dos próprios órgãos.

O governador lembrou da mobilização, no início do ano, onde igrejas, Exército, escolas e sociedade estiveram empenhadas na luta contra o mosquito transmissor da dengue. "Em 2007, estivemos cercado por epidemias de dengue nos estados de Pernambuco e Sergipe, e conseguimos deixar Alagoas fora do estado epidêmico. Com esses novos automóveis, o Estado terá condições para fazer frente às necessidades da população", destacou.

O secretário de Saúde, André Valente, salientou que no início da gestão, em janeiro de 2007, a Sesau só tinha uma caminhonete em condições de realizar viagens para o interior. "Hoje, já estamos aparelhados para prestar um serviço de qualidade nos 102 municípios. Tenho certeza que, em 2009, poderemos enfrentar a dengue contando com a mesma parceria que tivemos na campanha contra a rubéola, em que os municípios se engajaram e conseguimos ficar em 3º lugar em cobertura da vacina no ranking nacional", apostou.

 

Combate à dengue

Durante a solenidade, a superintendente de Vigilância em Saúde, Célia Torres, apresentou o Plano Estadual Integrado de Combate à Dengue para o verão de 2009 e apontou as principais ações que serão realizadas.

"Estamos nos antecipando na preparação do Estado para enfrentar a doença no próximo verão e, para isso, promovemos capacitações para enfermeiros, médicos e agentes de endemias; reuniões do comitê contra a dengue e supervisões técnicas nos municípios", disse.

Além de reforçar o trabalho que já vem sendo feito, a Sesau traz como nova estratégia o Dia "D" mensal, estimulando os municípios a promoverem atividades de prevenção, tendo a equipe técnica do Estado como supervisores. "Contaremos com o apoio do Exército, que já disponibilizou um contingente de 50 soldados, que serão treinados nos dias 9, 10 e 11 deste mês. Também vamos nos reunir com as entidades de classe da construção civil e representantes de construtoras para, juntos, vencermos a dengue", adiantou.

O vice-governador José Wanderley Neto ressaltou o trabalho do secretário André Valente em colocar a Saúde em ordem, vencendo desafios, que segundo ele,sempre estarão presentes quando se trata de saúde pública. "Quando se faz política de saúde se consegue resultados satisfatórios, e é essa a orientação do governador".

 

Rubéola 

Como incentivo e reconhecimento do desempenho dos municípios na campanha nacional contra a rubéola, deflagrada em agosto pelo Ministério da Saúde, o secretário André Valente entregou certificados para os gestores dos 58 municípios que alcançaram 95% de cobertura vacinal.

"Enfrentamos o desafio de vacinar mais de 1 milhão de alagoanos contra a rubéola e só conseguimos porque contamos com o esforço e dedicação da equipe técnica da Saúde e a parceria dos municípios", disse.

Os municípios que receberão certificados são Água Branca, Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de São Miguel, Batalha, Belém, Belo Monte, Cacimbinhas, Cajueiro, Campestre, Campo Grande, Canapi, Carneiros, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Dois Riachos, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Igaci, Igreja Nova, Japaratinga, Jaramataia, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Mata Grande, Messias, Minador do Negrão, Murici, Novo Lino, Olho D'Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Pariconha, Paripueira, Passo de Camaragibe, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Piranhas, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Roteiro, Santana do Ipanema, São Brás, São José da Laje, São José da Tapera, São Miguel dos Campos, Senador Rui Palmeira, Tanque d'Arca e Taquarana.

No hay comentarios: