Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Modelo de gestão de Minas Gerais é mostrado no Paraná

O governador Aécio Neves apresentou, nesta segunda-feira, em São José dos Pinhais (PR), o modelo de gestão adotado em Minas Gerais, que possibilitou ao Estado sair de um déficit de R$ 2,4 bilhões, em 2003, para um superávit de R$ 190 milhões, em 2007. A palestra do governador aconteceu durante a solenidade de encerramento do Programa Empreendedor Rural, desenvolvido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), com a presença de 3 mil produtores rurais, na cidade da Região Metropolitana de Curitiba. 

O governador falou sobre as medidas administrativas implantadas em 2003 e os bons resultados obtidos na educação, saúde, segurança pública e na economia mineira, que vem apresentando um crescimento acima da média nacional nos últimos meses. Aécio Neves destacou que o fundamental foi a composição de uma equipe de governo qualificada e a busca de parcerias com o setor privado e a sociedade civil organizada. 

Ele também apresentou as medidas de controle da aplicação dos recursos públicos, de aumento da receita e ajuste fiscal, e o enxugamento dos gastos com a administração pública realizados pelo Governo de Minas.

Aécio Neves defendeu a adoção de uma nova agenda para o Brasil, que deve começar pelo combate à corrupção, melhoria da qualidade dos gastos e serviços públicos, ampliação da capacidade de investimentos e a eficácia da ação do Estado, e a recuperação da credibilidade do Poder Público e ampliação de parcerias.

Entre os presentes ao evento, estavam o prefeito de Curitiba, Beto Richa; o senador Osmar Dias (PDT/PR); e a senadora Kátia Abreu, recém eleita a presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

 

Empreendedor Rural

O Programa Empreendedor Rural é um curso direcionado a empresários rurais que tenham o ensino médio completo, com o foco no desenvolvimento de projetos, do autoconhecimento e em conteúdos de gestão de propriedades rurais. O objetivo é oferecer ao homem do campo ferramentas que contribuam com seu desempenho pessoal e com a gestão do agronegócio.

O curso acontece durante quatro meses, em encontros semanais, totalizando 136 horas de qualificação. Durante o curso, o empresário desenvolve um projeto que tenha como objetivo implantar melhoria em um processo ou implantação de uma nova atividade na propriedade.

Desde 2003, quando foi criado, o Programa Empreendedor Rural já atendeu mais de 15 mil pessoas em 313 dos 399 municípios do estado do Paraná. Seu conteúdo e metodologia têm sido usados como modelo em outras partes do país. Atualmente ele está sendo implantado em outros 22 estados.

No hay comentarios: