Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

MG garante ações para combate aos danos das chuvas

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, garantiu nesta sexta-feira que o Palácio da Liberdade tem recursos disponíveis para todas as ações de atendimento à população atingida pela chuva e de prevenção para evitar maiores danos nos próximos meses. Em reunião de trabalho, no hangar do governo, para avaliar as conseqüências das chuvas nos últimos dias, o governador determinou que todas as equipes do Governo trabalhem de forma articulada, inclusive com as prefeituras, para amenizar e prevenir os efeitos da chuva.

"Minas, hoje, está de luto pelas mortes em razão das últimas chuvas, mas, ao mesmo tempo, de prontidão e preparada para, com instrumentos disponíveis do Estado, enfrentá-las, em relação ao que já ocorreu, mas também de forma preventiva, em relação ao que pode ainda ocorrer", afirmou, em entrevista.

Durante a reunião, o governador recebeu informações sobre a situação nas cidades mais afetadas com relação ao fornecimento de água, situação das rodovias, atendimento à população desabrigada e desalojada, e ações de saúde. Até a manhã desta sexta-feira, 73 cidades do Estado foram afetadas de forma relevantes, 41 delas já com situação de emergência solicitada.

Aécio Neves determinou atenção especial para o restabelecimento do fornecimento de água, ações de prevenção de doenças que surgem depois das enchentes e recuperação das estradas. "Quero afirmar que não faltam recursos no Estado para o socorro, no primeiro momento, e para a recuperação dos estragos, em pontes que foram avariadas, e alguns acessos que foram interrompidos", garantiu.


MOBILIZAÇÃO
Aécio Neves garantiu que o efetivo do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar continuarão atuando nas áreas mais atingidas, inclusive com o uso de seis helicópteros que farão a avaliação dos estragos e atuarão para socorrer as vítimas e transferir as famílias que estão em áreas de risco. 

Com relação ao fornecimento de água, o governador garantiu que rapidamente a situação será regularizada na maioria das cidades. Ele determinou que o presidente da Copasa, Márcio Nunes, acompanhe diretamente o atendimento as cidades com o abastecimento interrompido, como é o caso de Divinópolis, no Centro-Oeste e Cataguases, na Zona da Mata.

"A nossa expectativa, a partir do que está sendo feito especialmente em Divinópolis, é que a partir de amanhã (sábado) à tarde, já estejamos restabelecendo o abastecimento de água à população. Em Cataguases, esperamos que nesta madrugada já possa estar sendo restabelecido o fornecimento também de água e, em outras cidades como Belo Vale, Conceição do Pará e Congonhas, a nossa expectativa é de que, ainda neste final de semana, também, esse fornecimento possa estar sendo garantido", afirmou.


PREVENÇÃO A DOENÇAS

O governador também fez um alerta sobre a importância da prevenção de doenças, após as chuvas. Ele lembrou que esse período do ano é o mais propício para a proliferação de doenças como a dengue e a leishmaniose e alertou sobre a necessidade da população participar da mobilização. 

"Estamos com áreas inundadas, alagadas, propícias à proliferação do mosquito da dengue, e é muito importante que todos se mobilizem a partir das escolas, da comunidade, nos municípios, fiscalizando também esta ação", destacou. 

Aécio Neves também anunciou que a Secretaria de Saúde já prepara três milhões de cartilhas com orientações à população sobre os cuidados em relação às doenças relacionadas aos períodos chuvosos.

"Sabemos que o efeito mais grave pós-enchente são as doenças que dela advêm. A Secretaria de Saúde está lançando uma cartilha pedagógica, orientando as famílias, os cidadãos, como agir em relação aos alimentos que são consumidos na sua residência, como agir no seu cotidiano para evitar doenças que possam advir. Temos já de forma também pedagógica, orientado os municípios como agir, mas é fundamental que o cidadão também haja em sua própria defesa", disse.


BARRAGENS

O governador também anunciou que a Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Cemig já estão trabalhando para controlar as vazantes e as capacidades de armazenamento das barragens no Estado. A preocupação é tanto nas barragens de rejeitos das minerados quanto nas reservas das hidrelétricas da Cemig.

"A orientação é para que no momento de estiagem das chuvas haja uma redução do volume de pressão dessas barragens, feita de forma coordenada, com comunicação às regiões que receberão parte dessas águas, mas sempre no limite, para não criar qualquer problema para essas regiões. O objetivo é diminuir essa pressão, para que na eventualidade de novas chuvas nós não tenhamos qualquer risco de desastre", explicou o governador.

Após a reunião, o governador seguiu de helicóptero para Divinópolis, onde foi avaliar in loco os danos causados pelas fortes chuvas e enchentes na cidade do Centro-Oeste do Estado.

"Pretendo descer em Divinópolis onde 80% da população está sem abastecimento de água. Apesar de a Copasa estar fornecendo água potável, isso não é suficiente para a demanda da população. E a nossa expectativa, a partir do que está sendo feito é de que em Divinópolis, a partir de amanhã à tarde, já estejamos restabelecendo o abastecimento de água à população", disse Aécio Neves.

Participaram da reunião o vice-governador Antonio Anastasia, os secretários de Transporte e Obras Públicas, Fuad Noman, de Saúde, Marcus Pestana, o presidente da Copasa, Márcio Nunes, o coordenador da Defesa Civil, coronel Eduardo Mendes de Souza, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gilvan Almeida Sá e o diretor do DER, José Élcio Monteze.

No hay comentarios: