Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Major Fábio será empossado no lugar de Walter Brito Neto

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarou nesta quinta-feira a perda de mandato do deputado Walter Brito Neto (PRB-PB) por infidelidade partidária. O suplente, Major Fábio (Democratas-PB), tomará posse, segundo o 2º vice-presidente da Câmara, Inocêncio Oliveira, logo após a Mesa publicar a decisão.

Major Fábio ficou satisfeito com a decisão e ressaltou a luta dos Democratas em todo o processo. "A justiça foi feita. A luta do partido foi intensa por entendermos que a vaga pertence ao partido. Neste momento eu me sinto um cidadão que foi respeitado pela justiça e estou pronto para entrar na Casa de todos os brasileiros", disse o deputado.

Nesta semana, o Tribunal Superior Eleitoral chegou a comunicar que intimaria o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, caso a decisão de perda de mandato de Brito Neto não fosse acatada. Chinaglia, por sua vez, respondeu que esperaria o fim do processo no Supremo Tribunal Federal. Porém, o STF garantiu que não cabia mais recurso à decisão, o que levou a Mesa Diretora a acatar a ordem jurídica.

Este foi o primeiro caso de perda de mandato por infidelidade partidária. Para Major Fábio, o episódio ficará marcado como modelo para possíveis casos no futuro. "Acho que será um exemplo. Nós precisávamos dar um basta nesse troca-troca de partido", afirmou.

Major Fábio foi além e lembrou que a sociedade esperava por uma decisão pela fidelidade partidária. "A sociedade não entendia a razão que levava um político que era eleito por um partido, às vezes antes mesmo de tomar posse, a trocar de legenda. Então acredito que estancou essa atitude que a sociedade brasileira sempre reprovou. A decisão vai ratificar a democracia", concluiu.

 

No hay comentarios: