Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Goellner critica proposta de revisão dos índices de produtividade agrícola

Em discurso nesta terça-feira, no Plenário da Casa, o senador Gilberto Goellner (Democratas-MT) criticou a proposta do governo federal de rever os índices de produtividade agrícola, os quais, em caso de a propriedade não conseguir alcançá-los, podem servir de base para qualificar a propriedade como improdutiva, dando motivo ao governo de desapropriá-la para fins de reforma agrária.

Nos últimos anos, o Governo Federal tem trazido à tona a discussão sobre esses índices de produtividade na agricultura, e essa atitude tem trazido preocupação ao setor.

De acordo com Goellner, a exigência de se cumprirem índices de produtividade "não se coaduna mais com o momento capitalista que vive o Brasil".

"Entendo que, num momento complexo como este, de crise, de incertezas e de inseguranças internacionais e nacionais, o governo federal querer discutir e propor revisão dos índices de produtividade das lavouras brasileiras é uma atitude ultrapassada e demagógica, fora da realidade, que só contribui para aumentar a insegurança e a instabilidade no campo" observou.

Na avaliação do senador, em determinadas circunstâncias, agricultores e pecuaristas precisam diminuir sua produção para evitar prejuízos. Ele citou como exemplo o momento atual da agricultura no país, em que os insumos tiveram seus preços aumentados em contraposição aos preços das commodities, que foram reduzidos. Nesse cenário, explicou o senador, investir no aumento da produtividade não é economicamente viável.

"Além disso, indagou o senador, por que a propriedade rural é obrigada a apresentar índices de produtividade, enquanto outros setores não têm a obrigação de cumprir tal exigência? A indústria, o comércio, nenhum desses agentes econômicos tem a obrigação de cumprir índices de produtividade; o que os difere da agricultura?", questionou.

 

No hay comentarios: