Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Kassab entrega duas novas creches em Heliópolis

Já estão prontos e em funcionamento os Centros de Educação Infantil (CEIs) Heliópolis I e II, que oferecem 298 novas vagas de creche na região de Sacomã, no Ipiranga, Zona Sul. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (Democratas), inaugurou neste sábado as duas novas unidades, que integram o Centro de Convivência Educativa e Cultural, conhecido como CEU (Centro de Educação Unificado) Heliópolis. Cada CEI tem capacidade para abrigar 149 crianças em período integral.

"É um investimento social na Cidade de São Paulo. E aqui, em Heliópolis, estamos cumprindo nosso compromisso de, gradualmente, eliminar o problema de falta de vagas nas creches. Estamos dando continuidade ao nosso projeto de transformar Heliópolis, que era a maior favela de São Paulo, num verdadeiro bairro, com toda a estrutura e mais qualidade de vida", disse Kassab. O prefeito salientou que a região ganhará, até o início do ano de 2009, os demais equipamentos que compõem o CEU: mais uma creche, a escola técnica e o centro cultural .

Os Centros de Educação Infantil Heliópolis I e II ficam na rua Luigi Alamanni, nº 94 e 94A. São administrados em parceria com a União de Núcleos, Associações e Sociedade de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (UNAS). As atividades foram iniciadas no dia 11 de novembro. Cada unidade tem 789 m², dois pavimentos, onde estão distribuídas oito salas de atividades, dois berçários, lactário, solário, banheiros adaptados para uso infantil e com acessibilidade. Os prédios são dotados de elevadores, e na parte externa existem áreas de lazer com playground.

Os novos CEIs integram o projeto elaborado pelo arquiteto Ruy Ohtake para o Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis, em construção numa área de 47,8 mil m². As obras, iniciadas em setembro de 2007, são executadas pelo Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Infra Estrutura Urbana e Obras.

O Centro de Educação Infantil Heliópolis III está com 70% das obras já concluídas. Ocupa terreno localizado na rua Cavalheiro Frontini, onde existem outras duas escolas, a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Antônio Francisco Lisboa e a EMEF (Escolha Municipal de Ensino Fundamental) Presidente Campos Sales. Essas duas unidades educacionais serão reformadas e integradas ao conjunto, com a urbanização da área, organização das ruas internas, construção de praças e transformação dos espaços em áreas de lazer e práticas esportivas, com implantação de paisagismo, iluminação e mobiliário urbano (bancos, lixeiras).

O Centro Cultural, com 95% das obras já executadas, tem 1.238 m² de área construída. O prédio, de dois pavimentos, abriga três salas multiuso, cinema com capacidade para 124 lugares, banheiros, elevador e rampas de acesso. Na área externa, está em construção o teatro de arena com capacidade para 150 pessoas nas arquibancadas abertas.

O prefeito estava acompanhado da vice-prefeita eleita Alda Marcoantonio, pelos secretários municipais Alexandre Schneider (Educação), Marcos Penido (adjunto de Infra Estrutura Urbana e Obras) e Orlando de Almeida Filho (Habitação), e pelo subprefeito de Ipiranga, Alexandre Aniz

Formação

Além dos equipamentos culturais e educacionais, o CEU Heliópolis abrigará também duas unidades de formação específica: a ETEC (Escola Técnica Profissionalizante) do Governo do Estado, numa área de 2.550 m², e a sede do Instituto Bacarelli, de ensino musical.

"Hoje, estamos vendo se concretizar uma idéia que foi gerada pelo encontro de várias pessoas, da comunidade e do poder público, de se criar um bairro educador. Heliópolis será um modelo para todo o país. Vamos ver esta comunidade se transformar pela educação", destacou Alexandre Schneider, secretário municipal de Educação.

A urbanização de Heliópolis é promovida por um amplo programa de ações em diversas áreas e envolve a construção de moradias, pavimentação de ruas e vielas, implantação de escadarias e criação de praças, parques infantis e áreas verdes, canalização e limpeza de córregos.

O projeto contempla, ainda, obras de drenagem, iluminação pública, contenção de encostas, estabilização de solo, ampliação e melhoria das redes coletoras de esgoto e de abastecimento de água.

 

No hay comentarios: