Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Heráclito anuncia audiência pública com embaixador do Brasil no Equador

O senador Heráclito Fortes (Democratas-PI) anunciou a realização de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa nacional (CRE), nesta terça-feira, às 14h30, com o embaixador do Brasil no Equador, Antonino Marques Porto. Ele comentará a decisão do presidente daquele país, Rafael Correa, de recorrer a um tribunal de arbitragem para não pagar empréstimo contraído junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção de uma usina hidrelétrica.

Em discurso nesta segunda-feira, o senador, que preside a CRE, disse que o episódio provou a necessidade de se ter "muito cuidado" com o dinheiro dos brasileiros, já que recursos do BNDES foram destinados ao desenvolvimento do Equador e, com a escassez de dinheiro no mundo em função da crise financeira internacional, seria "mais justo" fomentar o desenvolvimento no Brasil. Heráclito elogiou ainda a decisão do governo brasileiro de convocar o embaixador para retornar ao Brasil.

- O Brasil agiu corretamente, embora com efeito retardado. Devia ter esclarecido esse episódio ainda lá atrás, quando funcionários da construtora [Odebrecht] foram proibidos de deixar o Equador – declarou.

Heráclito cobrou uma atitude do governo, "porque, de repente, esses fatos viram moda e outros países começam a seguir esse caminho".

Heráclito lembrou que pela manhã a CRE realiza audiência pública com o secretário-geral da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (Isba), Satya N. Nandan. Na ocasião, o secretário-geral vai apresentar e discutir as atividades da Autoridade e sua relação com os interesses econômicos e de defesa do mar territorial brasileiro.

 

No hay comentarios: