Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Goellner diz que a agricultura brasileira vive sua pior crise

Os agentes financeiros, sobretudo aqueles ligados aos bancos de fábrica, iniciaram um processo de busca e apreensão de máquinas e equipamentos agrícolas financiados aos produtores rurais do centro-oeste que não conseguiram pagar a parcela dos 40% das dívidas vencidas em 15 de outubro, por estarem em difícil situação financeira.

Segundo estimativas da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Fomato), 70% dos produtores rurais do Estado deixaram de pagar seus débitos referentes às parcelas vencidas dos financiamentos de máquinas e implementos agrícolas.

De acordo com o senador Gilberto Goellner (Democratas-MT), a expectativa dos produtores é de que o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprove uma nova linha de crédito que possibilite a prorrogação e o refinanciamento das parcelas vencidas e que esses recursos cheguem às agências bancárias o mais rápido possível para evitar que a inadimplência deles inviabilize a safra 2008/09.

"É preciso que esse crédito cubra a parcela dos 40% das dívidas vencidas mês passado, uma vez que os produtores já estão sendo executados pelos agentes financeiros", colocou Goellner.

Ainda segundo o senador, "a apreensão de máquinas agrícolas não poderia ter vindo em pior momento. Além das dificuldades dos agricultores para obterem crédito com as tradings ou com as instituições financeiras, a apreensão das máquinas está ocorrendo em pleno momento do plantio".

Para Goellner, a agricultura brasileira se encontra diante de uma das suas piores crises.

 

No hay comentarios: