Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Fundo Soberano

Deputado José Carlos Aleluia (BA)

 

Eu, que já fui professor, mas não desse assunto, procuro explicar o óbvio. O que é um Fundo Soberano? O que os países que têm Fundo Soberano fizeram? E o governo, no começo, falava muito da Noruega. Vamos pegar o caso daquele país.

A Noruega descobriu o petróleo e, bem administrada, o governo entendeu que se internalizasse os recursos obtidos, se trouxesse para dentro todo o excedente de exportação gerado pelo petróleo, que não é permanente, traria para a indústria local uma desvantagem muito grande, porque aconteceria com sua moeda o que estava acontecendo com o real há cerca de um mês e meio, ficaria muito valorizado. Tudo o que se produzia na Noruega, além do petróleo, não podia ser exportado. Matava-se a indústria norueguesa, como sofreu a Holanda, na chamada Idade de Ouro.

A Idade de Ouro da Holanda não foi nada mais do que isso, e os pernambucanos ajudaram, porque tinham 67 navios que faziam regularmente a linha Recife/Amsterdã, levando açúcar para ser refinado na Holanda. Quem conhece a história da Europa, sabe a importância do açúcar naquele tempo. A Holanda se abarrotou de dinheiro e gerou o que os economistas chamam de doença holandesa.

O país que tem Fundo Soberano tenta aplicar o dinheiro no mercado internacional, portanto, em divisas internacionais, para usufruir a renda. No caso da Noruega, só se usam 4% da renda. Quando nasce uma criança, já nasce com a aposentadoria garantida. Fizeram um bom negócio.

O Brasil não tem superávit nas contas externas, pelo contrário; e não tem superávit na arrecadação, gasta mais do que arrecada. Essa história de superávit primário o povo não entende o que é. É como se eu dissesse que, na minha casa, tenho superávit porque ganho 10, gasto 11, mas tomo emprestado 12. É essa a realidade! Repito: ganho 10, gasto 11 e tomo 12 emprestado. Então não é nenhum superávit primário! Superávit primário assim é ficção, não existe!

Então, é um fundo de ficção. Nós somos contra o fundo de ficção. O que aconteceria se ele fosse aplicado como deveria? Pegariam os 15 bilhões e comprariam dólares. Estaria o Banco Central vendendo, e o fundo, comprando. E os coitados dos exportadores? E os brasileiros? Esse fundo é contra o povo do Brasil!

 

No hay comentarios: