Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Democratas são a principal força partidária da oposição em PE

Os Democratas fizeram as contas e concluíram o balanço das eleições de 2008 como o maior partido de oposição em Pernambuco. Com cerca de 500 mil votos para prefeito nos 41 municípios nos quais disputou a eleição, os Democratas conquistaram 19 prefeituras, 14 vice-prefeituras e 119 vagas nas câmaras municipais em todos os 184 municípios. Ao apresentar o balanço eleitoral, os Democratas anunciaram que já estão trabalhando para ampliar seus espaços, formando chapas fortes para as eleições de deputado estadual e federal em 2010.

"Na majoritária, o nosso compromisso é com a reeleição do senador Marco Maciel. Na proporcional, ampliar as bancadas na Assembléia Legislativa de sete para 10 e, na Câmara dos Deputados, de três para sete", afirmou o presidente estadual dos Democratas, Mendonça Filho, após a reunião conjunta das executivas municipal do Recife e estadual. A chapa de deputados será articulada por um grupo de trabalho formado por deputados, que vão articular novos filiados e identificar candidatos de expressão eleitoral em todo o Estado para a disputa de 2010.

Na avaliação de Mendonça, o trabalho realizado pelos Democratas na eleição municipal deste ano no Recife comprova que chapa proporcional tem de ser trabalhada com antecedência. "No Recife tivemos 25% dos votos para prefeito e elegemos três vereadores. Apesar de todas as adversidades, o resultado foi uma chapa eleitoralmente muito representativa", afirmou, ressaltando que o partido vai investir forte na formação de novas lideranças com a realização de seminários, palestras e debates.

Formação

Os prefeitos, vice-prefeitos e os vereadores eleitos dos Democratas vão começar 2009 participando de seminário promovido pelo partido para formação de suas lideranças. "Vamos dar apoio aos nossos prefeitos e vereadores para que eles façam uma gestão à imagem e semelhança do século 21", afirmou o presidente do Instituto Frei Caneca, Gustavo Krause, coordenador do seminário que tem como objetivo promover discussão política e a for e formação gestores públicos.

A formação de novos quadros é uma das linhas do trabalho traçado pelos Democratas para retomar espaços de poder e ampliar os existentes. Os vereadores eleitos devem merecer uma atenção especial do partido, uma vez que – mantida a fidelidade partidária – será a primeira geração de parlamentares com a qual o partido poderá contar sem riscos de baixa, em função do fim do troca-troca partidário que prevalecia até bem pouco tempo.

Segundo Krause, juntos o partido e o Frei Caneca vão trabalhar a formação política de novos lideres e da juventude Democratas. Além dos seminários de formação, o Democratas vai promover ciclos de palestras temáticos sobre os problemas dos municípios como saúde, educação, meio ambiente, pobreza, juventude e violência.

 

No hay comentarios: