Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Beto Richa discursará para ministros da União Européia

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, foi convidado pelo governo francês para discursar no Encontro de Ministros da União Européia, de 24 a 26 de novembro, em Marselha. O governo francês escolheu Curitiba como exemplo a ser apresentado na reunião de ministros de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Planejamento Territorial dos 27 países membros e de países candidatos à adesão à União Européia, cuja presidência é exercida pela França neste semestre.

"Os ministros trocarão idéias sobre a cidade sustentável e solidária e as formas de a promover. Gostaria que os ministros tivessem a oportunidade de apoiar esse trabalho a partir de uma experiência concreta de uma cidade que tenha aprofundado os princípios do desenvolvimento sustentável. O exemplo da política exercida em Curitiba nos parece, sob esta perspectiva, particularmente interessante", afirmou o ministro de Ecologia, Energia e Desenvolvimento Sustentável da França, Jean-Louis Borloo, na carta-ofício que enviou a Richa convidando-o para o evento.

Para Borloo, a apresentação de Richa sobre as ações desenvolvidas em Curitiba em matéria de desenvolvimento sustentável "poderão exprimir as lições de numerosos anos de experiências". Em sua carta, Borloo também parabenizou Richa pela reeleição à Prefeitura. "Esta eleição testemunha a confiança que mais uma vez os habitantes de sua cidade provaram ter no senhor."

Curitiba é a única cidade a participar do encontro, organizado para discussão exclusiva entre os países da União Européia, por meio de seus ministros. "É uma honra para nossa cidade receber este convite especial e exclusivo para um evento desta importância", afirmou o prefeito Beto Richa. "A escolha de Curitiba, pelo governo francês, como exemplo de cidade sustentável a ser apresentado aos países da União Européia confirma que o trabalho construído ao longo dos anos, com apoio de todos os curitibanos, tornou nossa cidade uma referência mundial nas questões de preservação ambiental e desenvolvimento urbano."

As conclusões do Encontro de Ministros da União Européia serão inscritas na Carta de Leipzig, documento que estabelece as bases de uma nova política urbana para as cidades européias, com ênfase na inclusão social, o clima e a mobilidade.

A Carta de Leipzig foi aprovada pelos ministros da União Européia em maio de 2005. "Os princípios fundamentais da Carta de Leipzig coincidem em suas linhas gerais com o conjunto de políticas públicas que estamos desenvolvendo em Curitiba, mais notadamente naquilo que se refere às estratégias de combate às mudanças climáticas e à exclusão social", disse Richa.

No hay comentarios: