Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Alagoas faz acordo sobre políticas de desenvolvimento

Será fechado nesta sexta-feira,às 11h, o acordo entre o governo do Estado e o Banco Mundial (Bird) que definirá a matriz de políticas para projetos de desenvolvimento do estado de Alagoas. A assinatura se dará durante as atividades do último dia do workshop que, durante toda a semana, reuniu representantes do Bird, secretários de Estado e técnicos do Executivo estadual no Palácio República dos Palmares.

Na ocasião, também serão apresentadas a carta consulta e a nota conceitual que servirão de base para a proposta que será apresentada ao Bird para reestruturação da dívida pública de Alagoas, atualmente perto dos R$ 7 bilhões.

O workshop teve início na segunda-feira, dia 17. Durante toda essa semana, consultores do Bird, secretários de Estado e técnicos das secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz), Planejamento e Orçamento (Seplan) e Gestão Pública (Segesp) estiveram reunidos para traçar projetos estruturantes que melhorem os indicadores da administração pública estadual em áreas como gestão de pessoas, política fiscal e dívida pública.

"O processo é imprescindível para o sucesso das negociações do governo do Estado com organismos internacionais, a exemplo do Banco Mundial, para reestruturação da dívida pública de Alagoas", afirmou o gerente de acompanhamento da Dívida Pública de Alagoas na Sefaz, Marcos Rangel, durante exposição, na segunda-feira, do processo aos consultores do Bird. Segundo ele, o montante deverá chegar a R$ 7 bilhões até o próximo dia 31 de dezembro.

Após a apresentação e análise de indicadores da administração pública estadual a programação do evento foi voltada para as reuniões setoriais, divididas em temáticas como ajuste fiscal, planejamento e gestão, recursos humanos, gastos com pessoal e folha salarial e previdência social. Também foram realizadas reuniões plenárias, nas quais os técnicos do governo apresentaram a matriz de políticas de ações a partir das temáticas discutidas nas reuniões setoriais para que os destaques fossem sumariados.

Nesta sexta-feira, a partir das 9h, será realizada uma reunião entre a equipe de coordenação do governo do Estado e consultores do Bird para o fechamento do acordo em torno da matriz de políticas, da carta consulta e nota conceitual. No mesmo dia, às 11h, será realizada a cerimônia de encerramento da missão do Banco Mundial a Alagoas, também no Palácio República dos Palmares.

No hay comentarios: