Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

CANDIDATOS TUCANOS

candidatos PSDB








Geraldo Alckmin


Geraldo Alckmin concorre à prefeitura de São Paulo pela primeira vez. Como vice-governador e governador do estado de São Paulo, Alckmin deixou marcas importantes em todas as áreas: na saúde, educação e transporte. Reduziu as desigualdades sociais, melhorou a vida das pessoas e promoveu o desenvolvimento do estado.


Em sua gestão, os homicídios diminuíram 72,36% na Grande São Paulo e a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estadual superou em quase 3% a média nacional.



O índice de mortalidade infantil caiu pela metade e a taxa de gravidez na adolescência também foi reduzida. O setor público ganhou agilidade com a construção de 18 postos de atendimento do Poupatempo, onde o cidadão pode solicitar Identidade, Carteira do Trabalho e de Habilitação, entre outros documentos. Na educação, Geraldo Alckmin, expandiu e melhorou a qualidade do Ensino Médio, construiu 13 Escolas Técnicas e 19 Faculdades de Tecnologia, além do Campus da USP Leste.


O plano de governo do candidato apresenta 11 temas principais. Na área da saúde, Geraldo Alckmin, pretende desenvolver um programa de atendimento nas escolas, melhorar o sistema de entrega gratuita de remédios e a distribuição de medicamentos a domicilio para doentes crônicos.


Na área da educação, Geraldo Alckmin vai oferecer ensino centrado no aluno, integrado com a família e a comunidade. O transporte coletivo de qualidade é outra prioridade do candidato. O investimento vai para ampliação do Metrô e em linhas da CPTM. Outro ponto importante para Alckmin é a construção de corredores modernos de ônibus, para dar mais rapidez ao transporte coletivo.


Geraldo Alckmin criará a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadã para promover e sustentar um círculo virtuoso de políticas públicas municipais visando a recuperação e preservação dos bens, instalações e serviços públicos essenciais à população, em especial às pessoas menos favorecidas e que vivem em regiões de risco. No governo Geraldo Alckmin, a Prefeitura trabalhará para encontrar portas de saída para que milhares de pessoas possam vencer a pobreza.


Saiba mais:

www.geraldo45.com.br











Solange Jurema


A candidata à Prefeitura de Maceió pelo PSDB, Solange Jurema, é sensível à escalada da violência que atinge um quarto das cidadãs da capital. O problema não é o único vivido pelas mulheres de Maceió. Apesar de estarem no comando de 40% das famílias, mulheres empregadas na cidade ainda ganham menos que homens, mesmo em cargos equivalentes.



Solange sabe que é preciso reduzir os contrastes. O que só pode ser feito com comprometimento do gestor para elaborar políticas públicas que considerem a diversidade de gênero. Essa é a perspectiva da candidata, que construiu a carreira pública atuando na luta pelos direitos da mulher.


Em 2002, a convite do então presidente Fernando Henrique Cardoso, a advogada Solange assumiu o comando da Secretaria de Estado dos Direitos da Mulher do Brasil. Antes disso presidiu o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, entre 1999 e 2002, e, pro-tempore, a Reunião Especializada da Mulher do Grupo Mercado Comum do Mercosul, também em 2002.


Esse não é o único tema em que Solange espera empreender esforços durante sua gestão. A candidata elegeu a saúde e o transporte como áreas que devem receber maior atenção nos próximos quatro anos.


Para reduzir o tempo de espera nos hospitais, Solange pretende implantar, com a ajuda do governador Teotônio Vilela Filho, do PSDB, o Plano de Saúde da Família, além de negociar com a categoria médica melhorias para os serviços prestados.

A área de transportes vai receber um plano de mobilidade urbana, que define as localidades carentes de linhas de ônibus e as obras necessárias para desafogar o tráfego na cidade. Também será necessário construir ciclovias na Via Expressa e Avenida Fernandes Lima ligando bairros da capital alagoana.


Solange tem conhecimento das demandas necessárias para tornar Maceió uma cidade melhor. Para tanto, caso eleita, pretende levar todo o secretariado que irá compor o governo para conhecer as grotas e favelas de Maceió. Essa será a primeira ação da gestão tucana em Maceió.


Saiba mais:

www.solangejurema45.can.br/conheca_solange.html










Antônio Imbassahy


O candidato Antônio Imbassahy foi eleito duas vezes prefeito de Salvador, em 1996 e 2000, onde fez uma administração arrojada e conseguiu o título de melhor prefeito do Brasil em 2003. Ao deixar o cargo, registrou o maior índice de aprovação da história, com 62% de acordo com Datafolha.


Novamente candidato, o tucano enfatiza em seu plano para um novo governo a recuperação da saúde, melhores condições da educação municipal, implantação de projetos que diminuam a violência urbana, adoção de medidas que reduzam os problemas no trânsito e melhorem o transporte na cidade, mais geração de emprego e renda para os trabalhadores de Salvador e um serviço de limpeza urbana mais eficiente.



A proposta de governo do candidato para o incremento do turismo passa pelo investimento industrial cultural, explorando a vocação soteropolitana para esse segmento, com a criação de arenas para a produção de espetáculos e festivais internacionais.


Imbassahy também pretende investir em políticas preventivas e sanitárias. O candidato defende em seu plano a retomada do projeto original do metrô de Salvador, cuja extensão foi reduzida de 12 para seis quilômetros.


Saiba mais:

www.imbassahy45.com.br











Beto Richa


O candidato à reeleição em Curitiba, Beto Richa, criou projeto que destina recursos sociais ao trabalhador e sua família por empresas beneficiadas com incentivos fiscais para se instalar no Paraná.


Beto Richa também implantou projeto que garante o fornecimento gratuito de medicamentos e insumos destinados ao tratamento e controle de doenças para portadores de diabetes oriundos de famílias carentes.


O Fundo Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas (Funpred) também é uma iniciativa de Richa e dispõe sobre o controle sanitário de drogas, medicamentos e insumos farmacêuticos.


Em seu plano de governo para mais um período à frente da prefeitura de Curitiba, Beto Richa destaca a ampliação da Rede Metropolitana de Armazém da Família e da Rede Metropolitana de Produtores com a implantação, em Curitiba, do Mercado do Produtor.


Na área de Turismo, a integração com a Região Metropolitana prosseguirá na implantação conjunta de Circuitos Turísticos, especialmente os relacionados ao turismo rural e gastronômico.


www.betoricha.45.can.br











Hamilton Casara


Hamilton Casara concorre à Prefeitura de Porto Velho, capital de Rondônia, pelo PSDB. Em seu plano de governo, o candidato definiu que as áreas de segurança, saúde, agricultura e saneamento básico terão prioridade. A meta é aproximar a comunidade dos projetos do governo e promover melhorias como a unificação das tarifas de transporte e a valorização profissional dos servidores da saúde e educação.


Casara propõe mais investimentos por parte da prefeitura no ensino fundamental e médio. A idéia é restabelecer o orgulho do professor em querer lecionar. Ele acredita que hoje, pelo receio em relação à segurança e também pelos baixos salários, os docentes abandonam as salas de aula cada vez mais cedo.


A evasão escolar vai ser combatida com reforço de recursos para a merenda e a criação de creches. A intenção é antecipar o ingresso no ensino e aumentar o número de matrículas da pré-escola. O caminho para a melhora no quadro, acredita o tucano, começa com a valorização da escola e o estímulo ao conhecimento.


A melhora da saúde também faz parte dos planos traçados para Porto Velho. Uma das propostas é a criação de agentes comunitários de saúde para o município. A idéia é que a comunidade tenha uma participação ativa na saúde, escolhendo diretamente o agente que fará o acompanhamento de sua família.


Casara também propõe a redução das internações hospitalares. Para isso, pretende desenvolver o atendimento médico preventivo à distância. A ampliação do quadro de profissionais e do número de postos em funcionamento 24h por dia também são prioridades em sua gestão.


É a primeira vez que o ex-deputado e engenheiro agrônomo disputa a prefeitura da capital. Casara já comandou a Secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), em 2001.










João Castelo


A falta de qualificação profissional e a evasão escolar são os responsáveis pelo alto índice de desemprego na capital do Maranhão. Essa é a avaliação do candidato do PSDB à Prefeitura de São Luís, João Castelo, que defende a abertura do diálogo com empresários e lojistas no sentido de ampliar postos e absorver a mão-de-obra ociosa.


O candidato observa que boa parte dos problemas enfrentados pelo município surgiu em decorrência do acúmulo de políticas paliativas e eleitoreiras de gestores que o sucederam, postura que o ex-deputado e senador João Castelo sempre condenou.


Prova disso é que muitas das obras que tocou quando assumiu o governo do estado, de 1979 a 1982, ainda cumprem com seu papel, como o Estádio Castelão, o Hospital do Ipem, a Universidade Estadual do Maranhão e a Secretaria de Esportes. O candidato lembra também que foi o responsável pela implantação do Italuís, que possibilitou que muitos moradores tivessem acesso à água tratada.


Esse é o tipo de obra que João pretende implementar em São Luís, onde 18% dos habitantes convivem com a falta de água e 30% com a ausência de sistema de esgoto. Problemas observados em áreas como Coroado, Coroadinho, João Paulo, Avenida kennedy, Macaúba e Cidade Operária deverão ter atenção merecida, promete o candidato.


Exigências dos docentes e profissionais da área da educação também devem ser atendidas na gestão de João Castelo. Ele defende a valorização e qualificação dos professores e a melhora da qualidade no ensino. Castelo também pretende investir nas escolas dos bairros, para incentivar a aproximação entre a família e os estudantes.


O candidato também se destaca pelas propostas em favor dos jovens e artistas de São Luiz. Ele propõe que a prefeitura promova cursos profissionalizantes gratuitos para jovens, sobretudo os residentes em áreas de periferia e em situação de risco. Os cursos teriam o objetivo de qualificar adolescentes para o vestibular e academias públicas de ginástica.


A classe artística deve ter seu real reconhecimento durante a gestão de João Castelo. O candidato tucano, que foi o primeiro gestor a inserir a Secretaria de Cultura na estrutura administrativa do Estado, pretende resgatar a dívida que a prefeitura tem para com a área cultural.


O contato com o candidato pode ser feito por meio do e-mail joaocastelo45@gmail.com










João Gonçalves


O candidato à Prefeitura de João Pessoa pelo PSDB, João Gonçalves, definiu as áreas da educação, transporte e saúde como focos principais de sua gestão. Os temas definirão as 24 propostas que compõem o plano da gestão do tucano, três vezes vereador e duas vezes deputado estadual, à candidatura da capital da Paraíba.



O setor de transportes deverá passar por transformação em João Pessoa. Entre as propostas apresentadas no plano de governo de João Gonçalves destacam-se a integração da cidade, reduzindo a distância entre pontos de ônibus; a construção de corredores exclusivos para ônibus; e a redução de tarifas, sobretudo aos domingos.


O trânsito também receberá atenção especial. Com o aquecimento da venda de veículos- João Pessoa ganha cerca de 1,5 mil carros novos por mês-, o desafogo de vias tornou-se prioridade do governo de João Gonçalves. Ele propõe a construção de vias e viadutos, além de passagens e pontes em avenidas de maior fluxo na cidade.


A saúde pública terá incremento na base de unidades de atendimento. João Gonçalves quer a reabertura de hospitais fechados pela atual gestão e a conclusão de obras paradas. Também está na pauta de propostas a construção de postos que funcionarão após o horário de atendimento do Programa Saúde da Família; de Policlínicas nos Distritos Sanitários; e a reativação do programa de entrega de medicamentos nos domicílios.


Na educação, João Gonçalves quer restabelecer o diálogo com os profissionais responsáveis pela gestão da educação no município, descentralizar a merenda escolar e criar a Escola em Tempo Integral. Além disso, garantir o piso nacional salarial dos profissionais da área e implantar política de valorização do funcionário com garantia de progressão salarial ao longo da carreira.


Feirantes também serão contemplados na gestão de João Gonçalves. Ele propõe que a Prefeitura financie a continuidade das obras do Mercado Central, que estão paradas, recupere o caráter público dos mercados, patrimônio da cidade, e garanta a limpeza e conservação desses centros comerciais.


Confira mais sobre o candidato em: www.joaogoncalves45.can.br/













Nelson Marchezan


Porto Alegre, capital gaúcha, é a cidade onde nasceu e cresceu o advogado Nelson Marchezan Júnior, candidato à Prefeitura pelo PSDB. Marchezan Júnior tem como principal meta de governo a redução do tempo de espera dos porto-alegrenses por uma consulta médica, que em alguns casos pode chegar a 26 meses. Ele defende uma gestão mais eficiente dos recursos para solucionar os problemas enfrentados na capital.


Há três anos ocupa o cargo de presidente do Diretório Municipal do PSDB na cidade. Antes disso, foi diretor de Desenvolvimento, Agronegócios e Governos do Banrisul, entre 2003 e 2005.


Em 2006 obteve o maior número de votos do partido à Assembléia Legislativa, com 45.604 votos. Desde então, tem assumido posição de destaque junto à sociedade pelo trabalho exercido na presidência da Comissão de Finanças, Planejamento e Controle da Assembléia Legislativa.


Marchezan é integrante da CPI dos Adubos e Insumos Agrícolas e coordenador da Frente Parlamentar para Incentivo à Utilização da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Setor Público (Frentic).


Ele é o terceiro dos cinco filhos do ex-deputado federal Nelson Marchezan, falecido em 2002.


Saiba mais:

www.marchezan.com.br/site/index.php









Tião Bocalom


O candidato do PSDB à Prefeitura de Rio Branco, capital do Acre, Tião Bocalom, montou um plano de governo com 44 propostas. Uma, no entanto, resume todas: "administrar de forma competente e honesta", diz o texto da proposta, primeira na ordem de importância.


A meta de Bocalom condiz com os ideais do PSDB e com os anseios dos cidadãos de Rio Branco. Não gastar mais do que se arrecada e nunca tolerar corrupção, seja em qual for a esfera do governo ou setor privado, fazem parte dos planos traçados pelo candidato para os próximos quatro anos.


A preocupação com o quadro de funcionários públicos e a adoção de estratégias para alavancar o crescimento econômico de Rio Branco também fazem parte do foco da gestão de Bocalom. O candidato pretende conceder reajustes salariais para funcionários da esfera municipal, além de investir na capacitação do servidor público.


Na área econômica, Bocalom tem planos de implantar um cinturão de produção agrícola com áreas de cultivo de cenoura, beterraba, hortaliças e cereais, com espaços para criação de aves, suínos e peixes.


A intenção é fazer com que haja um choque de oferta na produção local e reduzir os preços dos alimentos nas gôndolas dos supermercados. Com isso, redirecionar os cerca de R$ 500 milhões usados na compra de alimentos vindos de outros estados para áreas de maior carência em Rio Branco, como saneamento e educação.


Bocalom chegou ao Acre há 26 anos, em 1982, vindo da cidade paranaense de Bela Vista do Paraíso acompanhado da esposa Beth. Ambos exerciam o cargo de professor de ensino básico. Dez anos depois, em 1992, elegeu-se prefeito de Acrelândia pelo PSDB.


Sete anos mais tarde foi convidado pelo governador Jorge Viana para assumir a Secretaria Estadual de Agricultura, cargo que exerceu por três anos. Em 2006 concorreu ao governo do Acre, tendo obtido a terceira maior votação, com 34.752 votos.


Para entrar em contato com o candidato: psdbac@psdbac.com.br










Sílvio Mendes


O candidato à reeleição para prefeito em Teresina, Piauí, o tucano Sílvio Mendes, criou o Projeto Escola da Gente, que aproxima alunos e familiares ao abrir 50 escolas nos fins-de-semana para diversas atividades.


Sílvio Mendes também criou o programa Família Acolhedora, beneficiando 2.205 famílias apenas este ano. Todas receberam auxílio financeiro, material e alimento no período das enchentes.



Hoje, 98.500 crianças e jovens estudam em 296 escolas reformadas e ampliadas. Muitas escolas foram construídas principalmente para o ensino infantil. Centenas de professores fizeram cursos de atualização e foi construído o Centro de Formação de Professores.


Em seu plano de governo, Sílvio Mendes tem como principais metas oferecer vagas para o ensino infantil, ampliar o processo de descentralização da gestão e do acesso da população aos serviços municipais de saúde, com a Criação da Coordenação Regional de Saúde da zona sudeste, desmembrada da zona leste. Também é meta do candidato tucano ampliar o financiamento às produções culturais nos termos da Lei de Incentivo a Cultura.


Sílvio Mendes pretende criar mais projetos sociais, como o projeto minha casa, casa melhor e morar legal, além de articular com os órgãos federais, como a CEF – Caixa Econômica Federal e Ministérios das Cidades para fortalecer investimentos no setor.


Saiba mais:

www.silviomendes45.can.br










Wilson Santos


O atual prefeito e candidato à reeleição de Cuiabá, Wilson Santos, assumiu a prefeitura em 2005 e encontrou muitos problemas. O município acumulava dívidas altíssimas, servidores em greve reivindicavam mais de três salários atrasados, os fornecedores estavam distantes e céticos, Cuiabá não possuía capacidade de investimento próprio e estava no Cadastro de Inadimplência do Estado e da União, entre outras dificuldades.


Em dois meses, o prefeito da capital do Mato Grosso colocou os salários em dia, deflagrando uma série de ações para reequilibrar as contas públicas. Em três anos e meio de mandato, o prefeito investiu fortemente em educação, saúde, infra-estrutura, segurança, cultura e habitação.


O plano de governo do candidato à reeleição destaca o aumento nos investimentos em programas de qualidade para a primeira infância, envolvendo diferentes setores da sociedade civil, possibilitando aprofundar o trabalho educativo a partir do redirecionamento dos objetivos, da estrutura e dos recursos humanos.


Na área da saúde, Wilson Santos quer ampliar a oferta de serviço de assistência à saúde bucal atingindo 30% da população, com a construção de duas clínicas odontológicas, nas regiões norte e oeste da cidade, além da consolidação do programa Escola com Saúde, estendendo-o às escolas rurais.


Wilson Santos criará o programa de redução da gravidez na adolescência, envolvendo as secretarias de educação, saúde, cultura, esporte e cidadania, assistência social e desenvolvimento humano e trabalho, para o atendimento multidisciplinar a adolescentes, com vistas à conscientização, bem-estar e exercício da cidadania.


Saiba mais:

www.wilsonsantos45.can.br/





No hay comentarios: