Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

BRASIL. Congresso aprova envio de mais de 900 militares brasileiros ao Haiti

A Comissão Representativa do Congresso Nacional aprovou nesta segunda-feira (25/1) a solicitação feita pelos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores para o envio imediato de mais 900 militares brasileiros ao Haiti. O Projeto de Decreto Legislativo prevê também a formação de uma reserva de 400 soldados, que poderá ser enviada ao país caribenho se o governo julgar necessário. O deputado Marcos Montes (Democratas-MG), membro da comissão, comemorou a aprovação do pedido.

Para o parlamentar, o Brasil não pode deixar de ajudar um país tão sofrido como o Haiti. "Esse é o momento de nos solidarizarmos com aquele país que já estava agonizando. Quantos mais ajuda pudermos enviar melhor será para aqueles que já não têm mais esperança", afirmou.

Atualmente, cerca de 1,3 mil militares brasileiros estão no Haiti. O Brasil coordena no país uma missão de paz da Organização das Nações Unidas. O Haiti foi atingido no começo deste ano por um terremoto que devastou o país e deixou mais de 150 mil mortos.

Montes pediu que todos os países fizessem uma reflexão e começassem a pensar em soluções que diminuam a desigualdade social gritante no mundo. "Temos que tirar uma lição dessa tragédia. Para o Haiti será muito mais difícil a reconstrução, pois já era um país miserável. Vimos de perto o que é sofrimento. Por isso, precisamos procurar alternativas para acabar com a desigualdade social. Esse trabalho deve começar dentro de cada país. É disso que a humanidade precisa", cobrou.

O reforço da tropa brasileira no Haiti foi decidido por meio de votação simbólica da comissão representativa porque o Congresso está de recesso até 1º de fevereiro. A comissão formada por 17 deputados e 8 senadores pode decidir temas de caráter emergencial.

 

No hay comentarios: