Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Heráclito: Governo precisa explicar razões da saída de Lina Vieira

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) cobrou ontem do governo federal um "esclarecimento convincente" sobre as verdadeiras razões da saída de Lina Vieira do comando da Receita Federal. Para o senador, as discussões sobre o suposto encontro de Lina Vieira com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, não passam de cortina de fumaça para esconder acontecimentos mais graves, como o fato de a ex-secretária da Receita ter levantado suspeitas sobre suposta "manobra contábil feita pela Petrobras para pagar menos tributos".

- Dona Lina deixou a Receita porque não aceitou a mutreta montada pela Petrobras, poderosa, acima da lei, que, por isso mesmo, é hoje cenário de uma CPI nesta Casa, em que um verdadeiro rolo compressor da base do governo está montado e estruturado para fazer com que não haja devassa e não se descubram as verdades daquela empresa - atacou Heráclito.

Para o senador, a razão de Lina Vieira ter sido demitida da Receita Federal foi sua "ousadia de mostrar que a Petrobras está errada" e que a estatal, com esse erro, teria provocado prejuízos ao patrimônio público, à população brasileira e aos acionistas da empresa.

Heráclito Fortes também disse achar estranho que imagens do circuito interno de câmeras do Palácio do Planalto - que poderiam ou não confirmar se houve o encontro entre Dilma e Lina - possam ter sido apagadas.

- Existe algo estranho nisso tudo. A velocidade e a violência com que o governo procurou desmentir a ex-secretária Lina Vieira e desqualificá-la são desproporcionais a um fato ocorrido que passaria despercebido por ter sido burocrático, não fossem setores do governo a acusar o golpe. Na vida, tudo que é preciso explicar é ruim; e, quando se tem que explicar demais, o caldo entorna. O caso da Receita Federal é gritante, é repugnante, é inaceitável - afirmou.

No hay comentarios: