Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Garantida a instalação da CPI da Petrobras para esta terça-feira

Está marcada para esta terça-feira, às 15h, a instalação da comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a investigar denúncias de irregularidades na Petrobras. O presidente do Senado, José Sarney, determinou que a reunião seja realizada "com qualquer número de membros presentes", já que várias tentativas foram frustradas por falta de quórum nos últimos dois meses.

A data foi acertada na semana passada com líderes da base governista após pressão de partidos de oposição, que ameaçaram recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o início dos trabalhos, além de obstruir a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), pré-requisito para o recesso parlamentar (entre 18 e 31 de julho).

Dessa forma, foi possível marcar sessão do Congresso para votar a LDO também nesta terça-feira às 16h. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), já antecipou a intenção de governistas ocuparem a presidência e a relatoria da comissão, sem citar nomes.

É inevitável que se forme um rolo compressor governista para impedir, então vamos recorrer ao Ministério Público ou ao Tribunal de Contas destacou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), autor do pedido de criação da CPI.

Já o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), afirmou não temer que a base do governo inviabilize as investigações, uma vez que terá a presidência e a relatoria.

Quando surge um fato grave, põe por terra qualquer tentativa de abafa. Foi assim na CPI dos Correios, onde o governo também tinha presidência e relatoria e resultou no processo do mensalão, atualmente em julgamento do Supremo lembrou.

O líder do DEM, José Agripino (RN), disse que vai "confiar na palavra do presidente Sarney".

"Não é possível que a base do governo vá solapar a palavra dele e não vá dar número para que aconteça a reunião e a CPI se instale", observou.

No hay comentarios: