Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Maluly critica falta de investimento em educação

O deputado Jorginho Maluly (SP) criticou a falta de consciência dos governos estaduais do Rio Grande do Sul, Paraíba, Sergipe e Mato Grosso por não investir em educação. "Não deveria nem haver uma obrigação constitucional para investimentos em educação. Isso deveria ser iniciativa própria", disse.

Um estudo do Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulagado esta semana revelou que os quatro governos estaduais e mais 165 prefeituras aplicaram, em 2008, menos de 25% de sua receita em educação, contrariando a Constituição. 

O parlamentar afirmou ainda que, o Brasil só cresce quando os governantes colocarem a educação em primeiro lugar. "Não se faz uma nação com analfabetos. E, não falo só em quem não sabe ler e escrever, mas naqueles analfabetos funcionais e digitais. Temos que exigir escolas que propiciem o crescimento intelectual e sobretudo, cultural de nossos alunos", completou.

Em Santana dos Matos a situação é mais grave ainda: apenas 2,06% do orçamento foi destinado à educação. Além disso, as crianças são transportadas em carrocerias para as escolas "Se com 25% já não se faz o recomendado, com 2% fica inviável", indignou-se Maluly.

A deputada Nilmar Ruiz (TO) declarou que, "quando se aplica somente 2% na educação, é sinal que ela não é prioridade". A democrata destacou que as escolas funcionam de maneira precária, os professores não conseguem se qualificar e que a crise econômica, que o governo insiste em chamar de crise técnica, permite que se trabalhe educação de maneira pontual e isolada, e não em toda sua estrutura. 

Nilmar lembrou que, em função disso, ela tem lutado na Comissão de Educação para reinvinculação da DRU na educação. "Além de capacitação, precisamos de recursos para fazer a educação avançar".

No hay comentarios: