A deputada federal Nilmar Ruiz (DEM) participou de reunião da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados com a diretora-executiva do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), Inés Alberdi, para avaliar a participação feminina em espaços de poder e decisão.
Durante a reunião, a representante da ONU apresentou às deputadas o relatório global do “Progresso das Mulheres no Mundo 2008/2009”, que coloca a Lei Maria da Penha como uma das três legislações mais avançadas do mundo para o enfrentamento da violência contra as mulheres.
Porém, mesmo com progressos significativos, o Brasil ainda está muito atrasado em relação a outros países do mundo quanto à representação feminina nos espaços de poder.
No Brasil, as mulheres representam apenas 8,7% do conjunto de deputados federais, e 13,5% dos senadores. De acordo com Inés Alberdi, o ideal é que se atinja o equilíbrio: que não menos de 40% e não mais do que 60% das vagas pertençam a um mesmo sexo.
Durante a reunião, Nilmar apresentou alguns avanços conquistados pelas mulheres na Câmara, como a consolidação da Bancada Feminina no Colégio de Líderes, a criação da Procuradoria Especial da Mulher e a legislação em defesa da mulher.
Nilmar reforçou a importância da aprovação da Reforma Política com a adoção do sistema de listas fechadas e o financiamento público de campanha.
“A Reforma Política é fundamental para corrigir a distorção histórica da participação dos gêneros em cargos eletivos. Além disso, o financiamento público de campanha é fundamental para a conquista do equilíbrio na disputa, pois hoje as mulheres têm muito mais dificuldade de arrecadar recursos que os homens, tornando a disputa injusta”, completa Nilmar.
No hay comentarios:
Publicar un comentario