Suscribirte al NOTICIERO DC
correo

Jorge Khoury participa do 5º Fórum Mundial da Água

Entre os dias 16 e 22 de março parlamentares brasileiros participaram em Istambul (Turquia) do 5º Fórum Mundial da Água, que reuniu mais de 20 mil pessoas de 190 países. O evento, coordenado pelo Conselho Mundial da Água teve como finalidade estabelecer um diálogo e uma plataforma com os diversos segmentos da sociedade sobre a gestâo das águas , buscando a construção de políticas públicas que contribuam para a solução dos problemas de gestão dos recursos hídricos do planeta.

O Fórum reuniu usuários, políticos, profissionais ligados à área, governantes de todas as esferas de poder e de todos os continentes. Debateu a situação da água e do saneamento, sobretudo sob a ótica das populações mais pobres e dos países menos desenvolvidos, abordou aspectos da realidade atual, apontando sempre para as ações futuras necessárias.


O presidente do Grupo de Trabalho da água e membro da Comissão de Meio Ambiente, deputado Jorge Khoury (Democratas-BA), que integrou a delegação da Câmara, destacou a importância do evento, no qual foram debatidos , entre outros temas, alternativas para a convivência com secas e inundações, gestão de bacias e os efeitos do aquecimento global sobre os recursos hídricos. "No Brasil, ainda é preciso aprimorar a legislação sobre resíduos sólidos, mas já avançamos muito com a aprovação da Lei de Recursos Hídricos", afirmou.


O Fórum terminou com a aprovação de uma declaração salientando que os países devem reforçar administração e cooperação dos recursos hídricos, a fim de garantir a segurança da água potável de bilhões de pessoas.


Segundo a declaração, o mundo está passando por rápidas mudanças, como crescimento demográfico, urbanização e climáticas. Para se adaptar a tais mudanças, devem aperfeiçoar a administração dos recursos hídricos e reforçar as cooperações internacionais de todos os níveis.

 

No hay comentarios: